2017 será o ano do Turismo Sustentável

A ONU – Organização das Nações Unidas – revelou no começo deste mês que o ano de 2017 terá como tema o Turismo Internacional Sustentável. A designação do tema evidencia a importância do assunto.

De acordo com o comunicado, a escolha visa desenvolver a percepção de povos de todos os lugares do mundo a respeito da importância do tema e ainda propicia uma maior conscientização sobre o patrimônio histórico e cultural de várias civilizações. Esses fatores, quando aliados, podem contribuir para o fortalecimento da paz no mundo.

A Organização, mundialmente conhecida por seus esforços de proteção ao meio ambiente, considera a oportunidade como a única maneira da indústria do turismo evoluir. Reconhecer o que o outro possui de bom e trabalhar para manter isso é um dos aspectos do plano de fundo. Outro ponto que contribuiu foi o de que a sustentabilidade social, ambiental e econômica podem assumir dimensões muito maiores do que as atuais.

A notícia veio em seguida ao reconhecimento ocorrido no evento Rio +20 de que o turismo pode assumir o seu papel nas três vertentes do desenvolvimento sustentável. Esse tipo de posicionamento impactaria de forma positiva na criação de empregos e seria capaz de gerar o fortalecimento da indústria.

É válido ressaltar que a sustentabilidade está incluída nas Metas do Milênio da ONU junto aos propósitos de redução da mortalidade infantil, erradicação da fome e pobreza, ensino básico universal, igualdade de gêneros, combate a doenças como HIV e malária, entre outros.

Apesar do tema  sustentabilidade ser bastante difundido e ter ganhado força nos últimos anos, na prática, ainda falta muito que se fazer. O planeta carece de iniciativas com alcance global que ofereçam resultados em curto prazo e conscientização capaz de mudar modos de vidas que em grande escala são nocivos ao meio ambiente.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?