Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

A beleza da Estrada da Graciosa

A Estrada da Graciosa não tem esse nome por acaso. Continue lendo para saber mais!

Por Admin

05/10/2016 07:58 | 2 minutos de leitura

A Estrada da Graciosa não tem esse nome por acaso, ela é considerada uma das mais belas estradas do Brasil. Originalmente trata-se da Rodovia PR-410, que interliga a capital do Paraná, Curitiba, aos municípios de Morretes e Antonina. No entorno dos seus 28 km está presente a mais preservada área de Mata Atlântica do país, inclusive a UNESCO a declarou como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Além da Estrada da Graciosa, há outros caminhos que ligam a capital às cidades da serra paranaense, porém, definitivamente ela é a opção mais bonita para se chegar até lá. Pelo trajeto é possível se deparar com grande variedade de flora, cachoeiras, riachos e outras belezas naturais. Ao longo da rodovia existem sete recantos, essenciais para facilitar o acesso dos turistas às maravilhas da Serra do Mar do Paraná e para auxiliar na preservação da Mata Atlântica, os sete recantos são: Mãe Catira, Grota Funda, Vista Lacerda, Rio Cascata, São João da Graciosa, Bela Vista e Curva da Ferradura.

Para completar, a Estrada da Graciosa é importantíssima para a história do Estado, pois diz respeito à antiga rota dos tropeiros. Ela foi estruturada em 1873, assim que a Província do Paraná foi consolidada. Por vários anos, mais precisamente até 1954, a Estrada da Graciosa era a única estrada pavimentada do Paraná, ligando o interior ao litoral, o que fez dela também o principal caminho para escoar o fluxo da produção agrícola, como a madeira e a erva-mate.

Estrutura diferenciada

Atualmente, ao longo do trajeto da Estrada da Graciosa os visitantes podem usufruir de infraestrutura bem distinta das outras estradas. É possível encontrar diversos mirantes, banheiros e também churrasqueiras, permitindo aproveitar o passeio da melhor forma possível, programando um dia diferente em meio à natureza.

Você já conhecia sobre essas curiosidades da Estrada da Graciosa? No site do Candeias http://www.candeias.com.br/ você encontra essa e diversas outras dicas de viagens e passeios no território nacional. Aproveite para conhecer a ampla rede de hospedagem que o maior clube de turismo programado do país possui.

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: estrada-da-graciosa, parana, curitiba, morretes, clube-candeias, regiao-sul, antonina


Veja também

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Leia mais
Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Leia mais
7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

Leia mais