A beleza exótica da Chapada das Mesas

A Chapada das Mesas é o destino ideal para os amantes de aventura e ecoturismo. Trata-se de uma das mais recentes atrações turísticas naturais do Brasil, está localizada no sul do Maranhão com divisa para o Tocantins.

A beleza exótica de Chapada das Mesas está presente nas cachoeiras com aguas cristalinas, formações rochosas, mesetas (pedras enormes que despontam no topo e lembram mesas de diversos tamanhos) e nos rios e nascentes com águas mornas.

Pontos turísticos de Chapada das Mesas

Cidade de Carolina

A cidade de Carolina, portal de entrada de Chapada das Mesas, conhecida como o Paraíso das Águas ou Planeta Água devido ao grande número de cachoeiras e nascentes é o principal destino de ecoturismo do estado de Maranhão por seu grande número de cachoeiras, chapadões, corredeiras, grutas, montanhas, nascentes e rios. Mas a maioria dos atrativos estão localizados em áreas particulares.

Cachoeira de São Romão

A Cachoeira de São Romão localizada no Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos cartões postais da cidade.

Mirante de Chapada das Mesas

O mirante de Chapada das Mesas é um parque com trilhas que levam os turistas ao alto da serra para prestigiar a vista da vegetação do cerrado e ter contato direto com os pés de bacuri, araçá e plantas medicinais.

No parque também está um caminho de pedras construído pelos primeiros habitantes da região que vem sendo um objeto de estudo.

Centro de Chapada das Mesas

No centro de Chapada das Mesas os turistas encontram uma pracinha, jardins, fontes, coreto e a matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Estância Ecológica Vereda Bonita

Na Estância Ecológica Vereda Bonita, antiga área para caçadores de animais silvestres, os turistas fazem trilhas ecológicas acompanhados por guias e plantam uma muda de árvore para ajudar na preservação da área.

Cidade de Tasso Fragoso

Na cidade de Tasso Fragoso está concentrado o maior número de sítios arqueológicos do Maranhão e os estudos realizados até o momento revelam a existência de vestígios como gravuras rupestres no interior das grutas e nos paredões rochosos em serra de arenito, objetos líticos lascados com: machadinha, cerâmicas, várias pedras de corte, raspadores e dois moedores.

Riachão

Riachão, antigo distrito da cidade de Carolina, se tornou numa vila em 19 de abril de 1833.

Na vila os turistas encontram os seguintes atrativos: lagoas rodeadas de carnaúbas frondosas, montanhas de arenito, águas quentinhas no balneário municipal, pássaros e araras das seguintes espécies: Canindé, vermelhas e azuis.

Os turistas poderão visitar e aproveitar a Chapada das Mesas os 12 meses do ano e o tempo de estádia recomendado é de 5 dias completos.

Clube Candeias

O Clube Candeias, maior clube de turismo do Brasil, disponibiliza aos seus associados unidades próprias nas seguintes categorias: hotelaria, pousadas, casas ou apartamentos mobiliados através de reservas pela plataforma do site ou estruturas completas para hospedagem, lazer e recreação com preços especiais.

Para obter mais informações sobre o clube ou tornar-se um associado do Clube Candeias acesse o site: https://www.clubecandeias.com.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?