Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

A importância da vacinação para viagem

Uma boa viagem deve divertir e relaxar a todos, e ficar doente no meio dela…

Por Admin

25/05/2016 04:09 | 3 minutos de leitura

Uma boa viagem deve divertir e relaxar a todos, e ficar doente no meio dela seria algo péssimo. É por isso que antes de visitar alguns destinos brasileiros é importante ser vacinado contra certas doenças. Confira abaixo esses destinos e quais vacinas devem ser tomadas para que sua viagem seja perfeita.

1. Febre amarela: A febre amarela é transmitida pela picada de algumas espécies de mosquito. A doença pode chegar a estados graves com sintomas como febre alta e vômitos. Algumas regiões brasileiras ainda são bastante afetadas pela doença e exigem precaução de quem for visitá-las. No Distrito Federal e nos estados de Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Rondônia,Roraima, Tocantins, a enfermidade ainda é endêmica e é sempre melhor se prevenir. A vacina contra a febre amarela demora cerca de 10 dias para agir, então deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da viagem. No caso de crianças com menos de 1 ano de idade não é recomendado a vacinação, então medidas de proteção como repelentes e roupas longas devem ser aplicadas.

2. Febre Tifoide: A febre tifoide é uma doença bacteriana relacionada a pobres condições de saneamento básico e higiene. Pessoas que forem viajar para a região Norte, Nordeste e Centro Oeste do país devem ser imunizadas.Também recomenda-se que o viajante não tome água de origem desconhecida e evite alimentos crus e não lavados.

3. Hepatites A e B: A vacinação preventiva contra hepatite A e B é recomendada para qualquer região do país, especialmente para viajantes que queiram conhecer o Norte ou Nordeste. A vacina da hepatite A é aplicada em duas doses que devem ter um intervalo de seis meses. Já a da hepatite B é aplicada em três doses, a segunda dose é aplicada 1 mês após a primeira, e a terceira seis meses depois da primeira aplicação.

4. Gripe: A gripe, especialmente a do tipo H1N1, é uma epidemia que atinge o Brasil todos os anos. Por isso é recomendado que ela seja tomada antes de viajar para qualquer região brasileira. Quem estiver nos grupos de risco como idosos, crianças e pessoas com doenças como diabetes deve vacinar-se o mais rápido possível. A vacina da gripe é anual,e em alguns estados é oferecida gratuitamente para idosos e pessoas dos grupos de risco.

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 


Veja também

Especial Dia do Consumidor: Já conhece o sistema de cashback do Clube de Vantagens?

Especial Dia do Consumidor: Já conhece o sistema de cashback do Clube de Vantagens?

Leia mais
Escolhendo o melhor meio de transporte para viajar

Escolhendo o melhor meio de transporte para viajar

Leia mais
Faz bem pra saúde: banho de cachoeira

Faz bem pra saúde: banho de cachoeira

Leia mais