As 5 cidades mais antigas do Brasil

Cananéia, Vila Velha, Olinda, Salvador e São Paulo, com suas belas paisagens e encantadores pontos turísticos, são as cidades mais antigas do Brasil.

Em 1500 foram avistadas algumas caravelas chegando à costa brasileira. Era Pedro Álvares Cabral e suas 13 caravelas portuguesas que estavam descobrindo novas terras. Porém, o interesse em colonizar o país do novo mundo surgiu apenas em 1530, quando Portugal teve receio de perder as terras para invasores franceses, ingleses e holandeses, que estavam fora do tratado de Tordesilhas. Inicialmente, foram construídos pequenos povoados em apenas alguns locais do país, os quais foram crescendo e se tornando vilarejos, mas ainda não eram consideradas cidades oficialmente, pois os habitantes não podiam exercer a cidadania plenamente.

Após Portugal ter deixado as terras brasileiras, os vilarejos continuaram a crescer e tornaram-se grandes cidades, das quais, cinco são consideradas atualmente como as mais antigas do país: Cananéia, Vila Velha, Olinda, Salvador e São Paulo.

Cananéia

A cidade de Cananéia surgiu durante a expedição de Martim Afonso de Sousa em 1531 e localiza-se a 265 quilômetros de São Paulo, os visitantes podem conhecer o centro histórico, onde estão preservadas várias casas do período da colonização e ainda aproveitar as trilhas do parque Estadual da Ilha do Cardoso, bem como o litoral. Os historiadores questionam o pioneirismo de Cananéia e muitos consideram São Vicente – SP como a primeira cidade brasileira, fundada em 1532.

Vila Velha

 

Alguns anos mais tarde, em 1535, foi fundada a cidade de Vila Velha no litoral do Espírito Santo, onde é possível visitar a igreja de Nossa Senhora do Rosário e o convento de Nossa Senhora da Penha, muito famoso e que nomeia um dos maiores eventos religiosos do país, a Festa da Penha.

Olinda

No mesmo ano nasceu a cidade de Olinda, capital do estado de Recife, uma das cidades mais importantes do período colonial e Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO. Olinda possui construções muito famosas, como a Basílica de São Pedro, a Praça do Carmo e o Convento de São Francisco, além de uns dos carnavais de rua mais conhecidos do Brasil.

Salvador

A primeira capital brasileira foi Salvador em 1545 e reserva um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade da UNESCO: o Pelourinho. Com arquitetura dos séculos XVII ao século XX, o centro histórico possui a famosa igreja do Senhor do Bonfim e o Convento de São Francisco, na mesma cidade, a praia do Farol da Barra também é aberto para visitação.

São Paulo

Por fim, no ano de 1554 uma pequena cidade foi construída para que os índios fossem catequizados pelos jesuítas, essa cidade é a grande São Paulo, que começou com o colégio jesuíta e se tornou a maior da América do Sul. Além do colégio jesuíta, que está no centro da capital, o Triângulo Histórico também guarda algumas relíquias históricas, com a Praça da Sé, o largo de São Francisco e o largo de São Bento.

Ficou interessado em conhecer as cidades mais antigas do Brasil? Então acesse o site do Candeias http://www.candeias.com.br/, escolha seu destino e boa viagem!


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?