Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

As 5 cidades mais antigas do Brasil

Conheça as 5 cidades mais antigas do Brasil e já planeje seu passeio histórico! Em…

Por Marketing

28/10/2016 07:08 | 4 minutos de leitura

Conheça as 5 cidades mais antigas do Brasil e já planeje seu passeio histórico!

Em 1500 foram avistadas algumas caravelas chegando à costa brasileira. Era Pedro Álvares Cabral e suas 13 caravelas portuguesas que estavam descobrindo novas terras. Porém, o interesse em colonizar o país do novo mundo surgiu apenas em 1530, quando Portugal teve receio de perder as terras para invasores franceses, ingleses e holandeses, que estavam fora do tratado de Tordesilhas.

Inicialmente, foram construídos pequenos povoados em apenas alguns locais do país. Posteriormente, estes povoados foram crescendo e se tornando vilarejos. Estes lugares ainda não eram considerados cidades oficialmente, pois os habitantes não podiam exercer a cidadania plenamente.

Após Portugal ter deixado as terras brasileiras, os vilarejos continuaram a crescer e tornaram-se cidades. Das quais, cinco são consideradas atualmente como as mais antigas do país: Cananéia, Vila Velha, Olinda, Salvador e São Paulo. Vamos conhecer?

1. Cananéia (SP)

cananeia-sao-paulo-centro-historico-clube-candeias
Centro Histórico de Cananeia

A cidade de Cananéia surgiu durante a expedição de Martim Afonso de Sousa em 1531 e localiza-se a 265 quilômetros de São Paulo. Os visitantes podem conhecer o centro histórico, onde estão preservadas várias casas do período da colonização e ainda aproveitar as trilhas do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, bem como o litoral.

Os historiadores questionam o pioneirismo de Cananéia e muitos consideram São Vicente, também no estado de São Paulo, como a primeira cidade brasileira, fundada em 1532.

2. Vila Velha (ES)

convento-nossa-senhora-da-penha-vila-velha-es-clube-candeias
Convento Nossa Senhora da Penha (Foto: Gabriel Fernandes)

Alguns anos mais tarde, em 1535, foi fundada a cidade de Vila Velha no litoral do Espírito Santo. Por lá é possível visitar a igreja de Nossa Senhora do Rosário e o convento de Nossa Senhora da Penha, muito famoso e que nomeia um dos maiores eventos religiosos do país, a Festa da Penha.

A cidade reserva inúmeros atrativos que podem ser explorados. Confira os mais incríveis neste artigo.

3. Olinda (PE)

olinda-pernambuco-cidades-historicas-clube-candeias

No mesmo ano nasceu a cidade de Olinda, no estado de Pernambuco. É uma das cidades mais importantes do período colonial e Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Olinda possui construções muito famosas, como a Basílica de São Pedro, a Praça do Carmo e o Convento de São Francisco, além de uns dos carnavais de rua mais conhecidos do Brasil. Conheça os principais atrativos da cidade de Olinda.

4. Salvador (BA)

salvador-bahia-nordeste-cidades-antigas-brasil-clube-candeias
Centro Histórico de Salvador

A primeira capital brasileira foi Salvador em 1545. Salvador e reserva um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade da UNESCO: o Pelourinho.

Com arquitetura dos séculos XVII ao século XX, o centro histórico possui a famosa igreja do Senhor do Bonfim e o Convento de São Francisco, na mesma cidade, a praia do Farol da Barra também é aberto para visitação.

5. São Paulo (SP)

catedral-da-se-sao-paulo-clube-candeias
Catedral da Praça da Sé

Por fim, no ano de 1554 uma pequena cidade foi construída para que os índios fossem catequizados pelos jesuítas. A cidade de São Paulo começou com o colégio jesuíta e se tornou uma das maiores metrópoles da América do Sul.

Além do colégio jesuíta, que está no centro da capital, o Triângulo Histórico também guarda algumas relíquias históricas. O Triângulo Histórico é constituído da Praça da Sé, o largo de São Francisco e o largo de São Bento.

Conheça estes destinos e hospede-se com a Rede Integrada

Ficou interessado em conhecer as cidades mais antigas do Brasil? Reservando na Rede Integrada você se hospeda com muito conforto e ainda pontua!

Você sabia que a cada 1 real gasto na Rede Integrada, você ganha 1 ponto que pode ser utilizado em reservas na Rede Própria? Saiba mais sobre nosso Programa de Recompensas neste artigo exclusivo.

E para saber sobre as demais vantagens do maior clube de férias do mundo, fale conosco!

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: cananeia, nordeste, olinda, salvador, vila-velha, cidades-historicas, rede-integrada, clube-candeias, sao-paulo


Veja também

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Leia mais
Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Leia mais
7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

Leia mais