As belezas de Jaboatão dos Guararapes

Jaboatão dos Guararapes é uma das mais antigas e belas cidades brasileiras, e possui um grande valor histórico, cultural e turístico para o país

Dona de uma tradição marcada por muita luta, fé e resistência, Jaboatão dos Guararapes guarda em sua memória admiráveis histórias de batalhas, de um povo que deixou as diferenças de lado e se uniu para defender com unhas e dentes sua terra. Jaboatão dos Guararapes é uma das mais antigas e belas cidades brasileiras e possui um grande valor histórico, cultural e turístico para o país.

História de Jaboatão

Município localizado no estado de Pernambuco, o então povoado de Jaboatão foi fundado já no final do século XVI, em 1593, pelo senhor de engenho Bento Luiz Figueira no dia 04 de maio; Dia em que se comemora o aniversário da cidade.

Nome de origem indígena, Jaboatão é assim chamada em alusão à palavra “Yapotan”, nome dado pelos índios a uma árvore encontrada em abundância na região. Em 1873 Jaboatão ganha o status de Vila, integrada à administração de Olinda. Sai dessa condição em 1884, por uma Lei Provincial, passando a configurar como Cidade de Jaboatão.

Até 1988 o município era conhecido apenas pelo seu primeiro nome. Em 1989 o nome Guararapes foi acrescentado em tributo ao Monte dos Guararapes. Local que serviu de cenário para duras batalhas travadas pelos pernambucanos em defesa de seu território contra o exército holandês.

Particularidades de Jaboatão dos Guararapes

A cidade está localizada mais precisamente no litoral pernambucano e conta com uma amplitude territorial em torno de 256, 073 km². Possui uma orla marítima que chega 8 quilômetros de terra cercada pela deslumbrante vista de suas lindas praias que encantam turistas e frequentadores.

Jaboatão dos Guararapes é um dos municípios mais ricos de Pernambuco. Ocupa o 5º maior IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, do estado. Resultado devido, em grande parte, à sua localização ser próxima da capital, Recife, e ao Porto de Suape, o atual centro de maior desenvolvimento econômico pernambucano. Seu destaque também vem do seu aquecido setor imobiliário, principalmente com venda e aluguéis de casas de veraneio e apartamentos à beira mar.

Praias paradisíacas, Igrejas centenárias que ostentam uma bela arquitetura barroca, gastronomia rica e variada são algumas das muitas atrações que fazem parte do roteiro turístico de quem visita a cidade.

Conheça os principais pontos turísticos de Jaboatão dos Guararapes

Monte dos Guararapes

O principal destino turístico de quem chega à cidade, o Monte dos Guararapes possui um passado marcado por intensas lutas e conquistas. Foi nele onde ocorreu a revolucionária Batalha dos Guararapes (1648-1649), onde brasileiros brancos, negros, mestiços, índios e também portugueses naturalizados no Brasil, lutaram em conjunto com a guarda do império português contra a invasão holandesa ao território nordestino. Batalha essa, considerada como originária do conceito de nacionalidade brasileira e da criação das forças armadas do Brasil. O Monte dos Guararapes está inserido dentro do Parque Nacional dos Guararapes.

Parque Nacional dos Guararapes

Criado em 1973, o Parque Nacional dos Guararapes reúne mais de 3 quilômetros quadrados de área e abriga três dos destinos turísticos mais visitados de Jaboatão: O histórico Monte dos Guararapes, a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres e a Festa da Pitomba. Além do Mirante André Vidal de Negreiros, de onde se tem uma vista panorâmica de tirar o fôlego das três cidades vizinhas: Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes. No parque pode-se conhecer mais da admirável história jaboatonense e desfrutar de demais atrações culturais e de lazer.

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres

Localizada no Morro dos Guararapes, dentro do Parque Nacional dos Guararapes, a igreja de Nossa Senhora dos Prazeres é tida como uma das igrejas seculares mais bonitas do estado. Construída em 1565 e com uma encantadora fachada revestida de azulejos, é o primeiro templo barroco da América Latina consagrada a Nossa Senhora dos Prazeres.

Nela estão guardados os restos mortais de André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira, dois dos principais defensores de Pernambuco contra os holandeses na Batalha dos Guararapes. Nessa igreja é celebrada a sempre muito aguardada e frequentada Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, também conhecida como Festa da Pitomba.

Festa da Pitomba

A festa da pitomba é, na verdade, uma tradicional festa católica pernambucana, celebrada em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres. A comemoração é realizada há 361 anos e ficou conhecida pelo nome Festa da Pitomba pela data coincidir com a época da colheita dessa fruta, que é bastante consumida no estado.

É realizada todos os anos nos primeiros dez dias da Semana Santa.O lado religioso da festa conta com procissões da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, missas e demais celebrações religiosas. O lado profano do evento reúne diversas opções musicais, culturais e gastronômicas.

Praias de Jaboatão dos Guararapes

O litoral jaboatonense é rodeado de praias calmas, de areia branca e cores cristalinas. São alguns dos mais apreciados pontos turísticos de Jaboatão. A orla marítima da cidade é vasta e compreende praias como as de Barra de Jangada, Candeias e Piedade, que figuram como as mais procuradas pelos turistas que visitam a região.

Ao longo das praias é possível desfrutar de uma deliciosa gastronomia regional através de diversos bares e restaurantes que circundam a orla. A boa hospedagem fica garantida através dos hotéis e pousadas encontrados por toda a faixa praiana do município.

Gostou das dicas?

Então você precisa conhecer o Clube Candeias, o maior clube de turismo programado do Brasil e um dos maiores do mundo. Com unidades próprias nos maiores destinos pelo Brasil, através do Candeias você pode programar suas viagens com a garantia de ter sempre os melhores preços, descontos e hospedagens. E ainda acumular pontos para a sua próxima viagem!

Saiba mais sobre como se tornar um associado e aproveitar todas as vantagens oferecidas pelo Clube Candeias.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?