As belezas de Santarém: Pérola do Tapajós

Belas praias, paisagens maravilhosas e um dos principais espetáculos naturais: o encontro do Rio Amazonas com o Tapajós, em que as águas não se misturam!

Santarém, conhecida como Pérola dos Tapajós, é a principal cidade do oeste do Pará e está localizada a cerca de 850 km de Belém. O acesso pode ser feito pelo aeroporto Maestro Wilson Fonseca ou também de barco.

Em Santarém, você poderá se surpreender com a biodiversidade da Amazônia, repleta de áreas de floresta tropical, rios e cerrado. Também vai contemplar um dos principais espetáculos da natureza: o encontro do Rio Amazonas com o Tapajós, em que as águas não se misturam.

Para observar esse encontro, é necessário ir ao mirante, que fica localizado próximo à orla. Também há outros meios de chegar, como por embarcações que saem do Terminal Fluvial turístico. No passeio, dá para ver outros canais que fazem parte do Rio Amazonas como Igarapé dos Padres ou Igarapé do Açu.

Belas paisagens

A cidade tem mais de 1900 km de praias formadas pelas águas claras do Tapajós. Uma das mais famosas é o Alter do Chão, conhecida como “Caribe Amazônico”, sendo considerada por algumas revistas como “a mais bela praia fluvial do mundo”.

Mas, a praia só aparece entre os meses de julho e janeiro, período de vazante do Rio Tapajós. No lugar, também, ocorre a Festa de Çairé, maior manifestação folclórica da região. São cinco dias de festa durante o mês de setembro (este ano será de 20 a 24 do mês), com música regional e comidas típicas.

Outra praia famosa é a Praia do Maracanã, que está localizado a 10 km do centro comercial de Santarém. Tem uma boa estrutura com bares e restaurantes. Não deixe de experimentar o famoso “charutinho”, que é um peixe frito acompanhado por farofa e vinagrete.

Deserta, mas muito procurada, a Praia do Pajuçara é linda. O acesso é realizado com carro ou barco.

Entre outras praias conhecidas estão:

  • Ponta do Cururu (próxima à praia de Alter do Chão);
  • Ponta de Pedras (uma vila bem estruturada com pousadas e restaurantes. Muito conhecida pelo “Festival do Charutinho”);
  • Lago do Juá (próxima do centro de Santarém).

Entretenimentos

Para curtir um fim de tarde ou relaxar, não deixe de ir caminhar no calçadão da Orla do Rio Tapajós. Á noite, o calor diminui e você poderá passear e se encantar com um dos principais pontos turísticos da cidade.

O Museu Dica Frazão não pode ficar de fora do seu roteiro. Situado em um casarão antigo, está localizado a 100 m do Rio Tapajós e tem um acervo de mais de 150 peças de artesanato como, por exemplo, réplicas de trabalho que foram presenteadas a várias personalidades: Papa João Paulo II, Rainha da Bélgica, entre outras.

O museu foi idealizado por Dica Frazão, uma das principais estilistas e modistas da cidade que resolveu expor o seu trabalho, a fim de propagar a arte e a cultura.

Outra dica é visitar a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, a igreja mais antiga de Santarém. A sua construção começou em 1761, na Praça Monsenhor José Gregório e foi projetada pelo arquiteto Antônio Landi. Conta com duas torres de cada lado que podem ser vistas a longas distâncias, inclusive dos Rios Amazonas e Tapajós.

Vai conhecer as belezas de Santarém?

Planeje a sua viagem e conte com o Clube Candeias para encontrar a melhor hospedagem para você e sua família. Torne-se um associado para desfrutar de ofertas exclusivas. Clique aqui e saiba mais.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?