As belezas de São Gonçalo, RJ

Mais do que paisagens maravilhosas, a cidade apresenta histórias bastante interessantes.

São Gonçalo, município do Rio de Janeiro, é uma das cidades mais populosas do país, ocupando a 16ª posição com mais de um milhão de habitantes. Recheada de histórias, há indícios de que o local já possuía habitantes, provavelmente provenientes da Oceania e Ásia, desde 10000 a.C. Ao longo dos anos, a cidade cresceu cada vez mais e ficou repleta de interessantes e belos lugares para se visitar. Confira as belezas de São Gonçalo e não perca a chance de visitá-las:

Cavernas de Santa Izabel

Desenvolvidas a partir da escavação de rochas calcárias no passado, as Cavernas de Santa Izabel possuem uma extensão de cerca de 10 mil metros quadrados atualmente inundados pelas águas de um lençol freático.

É o passeio ideal para quem gosta de trilhas, andar de bicicleta e até mesmo rapel. As cavernas estão localizadas dentro da Fazenda Santa Edwiges e, apesar de abertas ao público, é necessário ir acompanhado de uma pessoa que conheça o trajeto devido à mata fechada e a presença de cobras.

Ilha das Flores

Aberto a visitas desde 2012, o local que, atualmente abriga uma Base Naval, já foi uma grande hospedaria que dava suporte para diversos estrangeiros que desejavam se estabelecer no país. Marco da imigração no Brasil, especialmente de alemães, portugueses e italianos, o local abrigou até mesmo Elke Maravilha no período após a Segunda Guerra Mundial.

Para os curiosos e amantes de história, a Ilha das Flores proporciona muita informação e um ambiente que traz um pouquinho do passado brasileiro.

Fazenda Colubandê

Outro local histórico de São Gonçalo, a Fazenda Colubandê possui uma construção de meados de 1620, tendo sido também uma das maiores produtoras de cana-de-açúcar do Rio de Janeiro. A arquitetura do casarão é barroca e o local é o retrato de um dos períodos históricos mais sombrios do Brasil, sendo que de seus 38 cômodos, 4 são localizados no subsolo como parte da senzala, onde eram abrigados os escravos.

Desde 1940 foi tombada pela União devido a seus aspectos e importância histórica, social, arquitetônica e cultural. Ideal para quem está disposto a conhecer mais de São Gonçalo, pois é um espaço de grande beleza e de muitas reflexões.

Alto da Gaia

Assim como as Cavernas de Santa Izabel, o Alto da Gaia é localizado dentro da Fazenda Santa Edwiges e é aberto ao público. É possível chegar ao local por meio de veículos, mas há quem goste de caminhar e aproveitar para fazer uma trilha de 2h30 até chegar ao destino. É o ponto mais alto de São Gonçalo, e lá de cima é possível observar diversas regiões e aproveitar a atmosfera tranquila e natural.

Relógio do Sol

O Relógio do Sol de São Gonçalo é único no mundo todo, pois possui duas faces e é vertical. Foi construído dessa forma pelo escritor e historiador Décio Machado, que se inspirou em uma construção chinesa de mais de cinco mil anos. Localizado na Praça Ayrton Senna, homenageia o centenário de emancipação da cidade e passou por uma restauração em 2012.

Programe sua viagem

Se as belezas de São Gonçalo despertaram sua curiosidade, faça todos os preparativos para a viagem e procure por um bom local para se hospedar. O Clube Candeias reúne as mais diversas opções de hospedagem em um só site, além de lazer e recreação para toda a família. Saiba mais aqui.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?