As belezas do Rio Grande do Sul – guia turístico

Um dos principais pontos turísticos do Brasil, o Rio Grande do Sul é conhecido pelas suas atrações, festas regionais, gastronomia e cultura. O estado oferece vários destinos que aliam natureza, cascatas, trilhas ecológicas, cachoeira e passeios românticos, principalmente, no inverno.

Antigamente, o Rio Grande do Sul era povoado pelos índios e, com a colonização, o local passou a pertencer aos espanhóis devido ao Tratado de Tordesilhas, em 1493. Com o tempo, o estado começou a ser habitado e muitos padres jesuítas espanhóis mudaram-se para a região com o intuito de converter os índios. Depois surgiram as fazendas em Porto Alegre, que no ano de 1780 foram pioneiras na produção de charque, vendido para todo o Brasil.

Atualmente, o Rio Grande do Sul é uma das opções de viagem para quem gosta de natureza, fazer trilhas ecológicas ou, simplesmente, descansar e degustar um bom vinho. Uma das regiões mais conhecidas é Gramado, sobretudo no inverno, que se destaca pelos seus chocolates, pelas maravilhas naturais e pela riqueza de cultura e diversidade que fazem parte do cenário deste lugar especial da Serra Gaúcha. Além disso, a região também é famosa pelo Festival de Cinema, Natal Luz e o frio, que, muitas vezes, vem acompanhado de neve.

Outro passeio que deve fazer parte do roteiro é o de Maria Fumaça. Tem partida em Bento Gonçalves, sendo regado a vinho, muita música e atrações tipicamente italianas. O passeio percorre a Rota dos Vinhos e da Uva, que contempla as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Canela é outra região charmosa, que faz parte da Serra Gaúcha. Durante todo o ano o clima é atraente, e no verão o local destaca-se pelos atrativos culturais como cascatas e cachoeiras. No inverno, o frio pode ser acompanhado por uma boa gastronomia e deliciosos fondues, que são servidos nos restaurantes tradicionais da região.

O litoral gaúcho é lindo, oferece paisagens maravilhosas e ótimas opções de entretenimento. Além disso, em Porto Alegre há muitos pontos turísticos interessantes de se visitar. Novo Hamburgo é parada obrigatória para quem quer comprar sapatos, além de entretenimento e ótima gastronomia. Quem gosta de turismo ecológico vai à Santa Maria, com suas lindas cachoeiras e cascatas.

O estado é considerado no cultivo de uva. Terra de imigrantes, principalmente, italianos e alemães, a gastronomia é influenciada por traços da colonização europeia. Desta forma, pratos como chimia e cuca destacam-se na culinária local.

Ficou com vontade de conhecer o Rio Grande do Sul? Aproveite para viajar com tranquilidade, hospedando-se com economia através do clube de férias Candeias. Torne-se um associado e aproveite todos os benefícios. Saiba mais no site: http://www.candeias.com.br/.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?