As belezas e encantos de Macapá

São inúmeras as atrações turísticas de Macapá, entre elas está o Parque do Forte, um dos mais tradicionais da cidade.

Quando falamos de lugares bonitos, pontos turísticos diversificados, rios e praias, culinárias e muita cultura não podemos deixar de citar o Norte do Brasil. A região é uma das principais atrações e destinos tanto de turistas brasileiros como estrangeiros. Um dos estados dessa região é o Amapá, que está situado na parte Nordeste da região Norte.

O coração do Amapá é a sua capital: Macapá. Trata-se da maior cidade do estado e está localizada ao sul do Amapá. A cidade fica às margens do Rio Amazonas. Dentre suas curiosidades está o fato de ser o único município brasileiro que é cortado pela Linha do Equador. A cidade também está entre as principais economias da região Norte bem como é uma das maiores populações. O nome Macapá tem origem no Tupi e, na tradução literal, significa “lugar de muitas bacabas”, sendo a bacaba uma palmeira nativa da região.

As principais atividades econômicas da capital do Amapá estão focadas em extrativismo, agricultura, indústria e turismo. As atividades turísticas serão o principal foco aqui. Dentre as atrações, podemos destacar: Parque do Forte, Museu Sacaca, Fortaleza de São José do Macapá, Porto Santana e Marco Zero.

Parque do Forte

Uma das atrações turísticas mais tradicionais da cidade de Macapá. Está localizado na chamada frente da cidade que corresponde à área externa da Fortaleza de São José. É um lugar bastante indicado para quem pretende fazer boas caminhadas e admirar a natureza. Além disso, muitas famílias e grupos de amigos vão ao Parque do Forte para fazer piqueniques, atividade bem comum por ali. São várias as opções de lazer, dentre as quais podemos destacar a chance de conferir a vista do Rio Amazonas através dos decks panorâmicos.

Museu Sacaca

Outra atração bastante requisitada de Macapá é, sem sombra de dúvidas, o Museu Sacaca. Estamos falando de uma instituição de caráter cultural e científico e uma extensa área com cerca de 12 mil metros quadrados. O principal objetivo desse museu é promover ações e atividades museológicas tanto de pesquisas como de preservação, sendo que a instituição busca assimilar o saber científico juntamente com o saber popular dos povos da Amazônia.

Com início das atividades em 1997, o Museu Sacaca tem como inspiração de seu nome uma homenagem ao curandeiro Raimundo Santos Souza, um dos promovedores da medicina natural no Amapá. O principal destaque do museu fica mesmo por conta do circuito expositivo a céu aberto. O mais interessante é que esse circuito foi construído em parceria com comunidades indígenas, ribeirinhas, produtoras de farinha e extrativistas em geral.

O circuito expositivo destacado acima tem como principais atrações:

  • Casa dos Índios Palikur;
  • Casa dos Índios Waiãpi;
  • Sítio Arqueológico do Maracá;
  • Barco Regatão;
  • Praça do Pequeno Empreendedor Popular;
  • Casa da Fitoterapia;
  • Praça do Sacaca;
  • Casa dos Ribeirinhos;
  • Casa da Farinha.

Em cada uma das atrações é possível ter contato direto com os nativos da região, suas atividades econômicas, costumes, cultura local e muito mais. O museu está localizado na Av. Feliciano Coelho, 1509 – Trem, Macapá. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 09h às 18h.

Fortaleza de São José do Macapá

Essa é uma das edificações militares mais emblemáticas do País e, com certeza, a mais importante de Macapá. Trata-se de um monumento construído ainda no século 18, cujo propósito era proteger a Amazônia de uma invasão estrangeira, sendo que os franceses eram a principal ameaça na época. A fortaleza está localizada na margem esquerda da foz do Rio Amazonas.

Com arquitetura invejável e muita beleza entre a natureza e o trabalho do homem, uma visita à Fortaleza de São José do Macapá é uma verdadeira viagem pela história do Brasil. Fica localizada na Rua Cândido Mendes – Central, Macapá. O horário de funcionamento é de segunda-feira a domingo, sempre das 08h às 18h. No dia de São José de Macapá o horário de funcionamento pode passar por alterações.

Turismo programado

E para quem pretende conhecer as belezas de Macapá, saiba que uma boa opção para deixar sua viagem ainda mais interessante é o Clube Candeias, o maior clube de turismo programado do Brasil.

O Clube Candeias possui mais de 500 mil opções em hospedagens no Brasil e no exterior. A eficiência também é uma preocupação constante do Clube, por isso, o associado tem ao seu dispor plataformas de reserva online, rede de atendimento cinco estrelas exclusiva, opções de casas e apartamento para até 10 pessoas e muito mais. Clique aqui e saiba como tornar-se um associado.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?