Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

As belezas históricas de Diamantina

Diamantina, interior de Minas Gerais, é uma das principais cidades históricas, ideal para quem gosta de atrativos culturais como museus e igrejas. Confira!

Por Admin

25/12/2017 07:01 | 3 minutos de leitura

Os quitutes mineiros são irresistíveis, dessa forma, não deixe de passar no Mercado Velho, que é o antigo Mercado dos Tropeiros.

Diamantina, interior de Minas Gerais, é uma das principais cidades históricas, ideal para quem gosta de atrativos culturais como museus e igrejas. Lugar sossegado e com muitas histórias, consegue encantar e surpreender os turistas.

A cidade começou a ser construída em 1702 e, na época, chamava-se Arraial do Tijuco. Porém, com o tempo e por causa dos diamantes que eram extraídos na região, passou a ser chamada de diamantina.

Que tal descobrir e conhecer as belezas da cidade?

O seu passeio pode começar pelo Centro Histórico da cidade, onde estão localizados os principais pontos turísticos. Se você gosta de caminhar, pode aproveitar para conhecer as atrações culturais a pé e curtir um delicioso passeio pela cidade.

A Igreja Matriz de Santo Antônio, Catedral Metropolitana de Diamantina, é um dos principais cartões-postais da cidade. Permanece aberta para visitação durante o dia. Destaca-se pela sua arquitetura simples e fotografias são permitidas, por isso, não se esqueça de registrar cada detalhe do seu passeio.

Não deixe de conhecer a Capela Imperial Nossa Senhora do Amparo, que começou a ser construída na primeira metade do século XVIII, mas as obras só foram encerradas no século XIX. No local da igreja, acontece uma das mais tradicionais festas da região: a do Divino.

No interior da igreja, você se encantará com o altar, feito em estilo barroco-rococó, além de um presépio de madeira fabricado no final do século XVIII.

A Casa Glória também não pode deixar de fazer parte do seu roteiro em Diamantina. Atualmente, faz parte do Instituto de Geociências (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e estima-se que o prédio foi construído entre os anos de 1775 e 1800 por Manuel Viana, que foi marido de Josefa Maria da Glória. O local recebe e hospeda estudantes para trabalhos de campo e estágio. Na área aberta à visitação, você vai encontrar vários móveis antigos e objetos típicos da região.

Você gosta de doces?

Os quitutes mineiros são irresistíveis, dessa forma, não deixe de passar no Mercado Velho, que é o antigo Mercado dos Tropeiros, para conhecer e saborear as comidas tradicionais, doces, artesanatos vários produtos típicos. Se você for à noite poderá conhecer diversos tipos de pratos e apreciar a tradicional cachaça mineira. Vale a pena conferir!

Que tal relaxar e curtir a natureza?

No Parque Estadual do Biribiri, você pode descansar, relaxar, renovar as energias e se desligar do tempo e da correria do dia a dia. Situado a apenas 20 minutos do centro de Diamantina, localizado na Serra do Espinhaço, o Parque conta com várias atividades de ecoturismo e você poderá conhecer várias cachoeiras como, por exemplo, Sentinela e a dos Cristais. O local é muito bem sinalizado e de fácil acesso. Aproveite para descansar e fortalecer a sua relação com a natureza.

Viagem programada

Não perca tempo, reúna família ou seus amigos e programe as suas férias com o Clube Candeias, que dispões das melhores opções de hotéis e pousadas para você aproveitar e descansar. Conte com descontos exclusivos. Saiba mais aqui.

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: diamantina, cidades-historicas, sudeste, igrejas, clube-candeias, minas-gerais, regiao-sudeste


Veja também

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Leia mais
Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Leia mais
7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

Leia mais