Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

As igrejas mais antigas do Brasil

Saiba onde estão as igrejas mais antigas do Brasil e prepare seu roteiro histórico!

Por Marketing

16/11/2017 07:01 | 4 minutos de leitura

Saiba onde estão as igrejas mais antigas do Brasil

igreja-nossa-senhora-da-graca-olinda-clube-candeias
Igreja de Nossa Senhora da Graça – Olinda (PE)

O Brasil tem uma história ligada à religiosidade católica desde o seu descobrimento, já que foi uma colônia de Portugal, nação onde a religião é forte influenciadora. Os portugueses então trouxeram para o país a sua cultura na arte, na música e na religião e, assim, edificaram as primeiras igrejas em solo brasileiro.

Conheça as igrejas mais antigas do Brasil, saiba um pouco mais da história e planeje a sua próxima viagem!

Bahia

Em Porto Seguro, a  foi construída em homenagem a Nossa Senhora dos Passos, feita de taipa, em 1526. Duzentos e cinquenta anos depois a igreja foi restaurada e, hoje em dia, expõe artes sacras raras e compõe o complexo de edifícios da cidade alta de Porto Seguro.

Em 1535, o Caramuru (Diogo Álvares Corrêa), construiu a Igreja da Graça em Salvador – BA, quando sua esposa, a índia Paraguaçu, teria visto a imagem de Nossa Senhora, posteriormente encontrada na costa. A visão inspirou a construção do templo, que foi reformado duas vezes, em 1645 e em 1770 e faz parte do Mosteiro de São Bento.

A Igreja Nossa Senhora da Vitória, construída em 1561, em Salvador – BA fica perto do Museu de Arte do Estado. Lá o visitante pode apreciar um belo acervo de imagens barrocas do século XVIII.

Na cidade baiana de Ilhéus, a Igreja Nossa Senhora Santana é uma construção simples na propriedade da família de Mem de Sá, onde também existe um engenho que funcionou por mais de trezentos anos na produção açucareira. Ela era usada para evangelizar na época da colonização, passou por uma restauração e está aberta a visitações desde 2013.

Pernambuco

A Igreja de São Cosme e São Damião foi construída 35 anos após o descobrimento, em Pernambuco, no município de Igarassu, mas com a invasão dos holandeses foi parcialmente destruída em 1654. Quase 300 anos depois, em 1950, foi restaurada e tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) um ano depois. A capela, erguida no local de combate entre portugueses e índios Caetés, ainda funciona e é sede das comemorações do dia dos padroeiros da cidade de Igarassu, que acontece anualmente no dia 27 de setembro.

Cinquenta e um anos após o descobrimento edificou-se a Igreja Nossa Senhora da Graça, em Olinda, no Estado de Pernambuco. Originalmente, foi feita de taipa para as aulas de evangelização jesuíta e em 1567 foi refeita em alvenaria. Após um incêndio, a igreja ficou fechada durante a ocupação holandesa na região e reabriu em 1660, quando passou a compor um complexo catequético onde padre Antônio Vieira dava aulas.

Espírito Santo

A Igreja Nossa Senhora do Rosário (1535), que fica no Espírito Santo, em Vila Velha, foi recentemente reaberta ao público depois de passar por uma reforma em 2016. Os visitantes agora podem conhecê-la gratuitamente, de terça a domingo, a partir das 9 da manhã, o horário para visitas encerra-se às 17 horas.

Rio de Janeiro

No final de 1500, no Rio de Janeiro, foi fundada a Igreja Nossa Senhora do Carmo, obra das carmelitas. Segundo historiadores, lá era o local onde a família real realizava suas práticas religiosas e cerimônias, como coroações e casamentos.

Venha fazer parte do maior clube de férias do mundo.

Informe seus dados e esteja um passo mais perto de aproveitar todos os nossos benefícios!

* todos os campos obrigatórios

Escolha seu destino

Conheça as igrejas mais antigas do Brasil sendo associado do Clube Candeias. Você terá suporte em hospedagem, passeios e orientações turísticas e poderá curtir o seu momento sem preocupações. Saiba mais!

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: bahia, igrejas, pernambuco, espirito-santo, candeias-reservas, clube-candeias, rio-de-janeiro


Veja também

Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Leia mais
7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

Leia mais
Para o seu bem-estar: Hotel Recanto Business Center e Termas Romanas (RS)

Rio Grande do Sul

Para o seu bem-estar: Hotel Recanto Business Center e Termas Romanas (RS)

Leia mais