Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Atrativos turísticos e principais eventos da região Nordeste

Quem optar por passar férias na região Nordeste do Brasil acaba por ter várias opções…

Por Admin

06/11/2015 09:13 | 3 minutos de leitura

Quem optar por passar férias na região Nordeste do Brasil acaba por ter várias opções de praias, pois o extenso litoral da região contribui para que o turismo ocorra principalmente à beira mar. Com um cenário paradisíaco, de águas azul-esverdeadas e quentes, e uma cultura local marcada por eventos gastronômicos e musicais, o Nordeste é um dos destinos turísticos mais visados do Brasil. Conheça algumas opções da região:

Praias locais: As praias locais do imenso litoral nordestino, possuem beleza extrema, o que lhes rendeu o título de “Caribe brasileiro”. Dentre as praias mais visadas pelos turistas estão Arraial d’Ajuda e morro de São Paulo no estado da Bahia; em Sergipe, Pirambu e Atalaia; em Alagoas, Maragogi e Pajuçara; Porto de Galinhas e Itamaracá são os destinos escolhidos pelos turistas que vão para Pernambuco; Canoa Quebrada e Jericoacoara pelos que vão para o Ceará; na Paraíba, existem as praias de Cabedelo e Tambaba; no Rio Grande do Norte, as lindíssimas praias da Pipa e Genipabu ; o Piauí encanta com as pedras de Coqueiro e do Sal, e o Maranhão oferece as belezas das praias de Atins e Curupu.

As festividades: Com destaque para o carnaval de Salvador, que é a maior festa a céu aberto do planeta, já registrado no Guinness com o número de 2,7 milhões de foliões nos seis dias de festa.  Olinda encanta com seus bonecos gigantes, já conhecidos por todo o país e internacionalmente e pelos ritmos contagiantes do maracatu e do frevo, que levam milhões de foliões às ruas no carnaval local. Durante o evento, o maior bloco carnavalesco do mundo se apresenta: O Galo da Madrugada (este último, no Recife). No meio do ano, o São João também marca as festividades da região. Cidades como Caruaru, no estado de Pernambuco e Campina Grande, na Paraíba, acabam disputando pelo título de “Capital do Forró”. A época é marcada por eventos e festas locais, em homenagem aos três santos lembrados no mês de junho.

Ecoturismo: Embora ainda seja pouco explorado no Nordeste, o ecoturismo possui grande potencial na região. Dentre os destaques estão o arquipélago de Fernando de Noronha, que pertence ao estado de Pernambuco, a Chapada Diamantina, no estado da Bahia, o Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no estado do Piauí, dentre outros destinos importantes.

Gastronomia: Um dos pontos fortes do turismo local. A culinária baiana, com especiarias e tempero forte regado à muita pimenta, azeite de dendê, leite de coco e gengibre, atrai paladares curiosos, de turistas de todos os locais. Destacam-se o Acarajé, o Vatapá, o Abará e o Caruru. Na Paraíba há também atrações gastronômicas como os pratos com base na cana-de-açúcar e a mandioca. Alguns exemplos são a tapioca, o chouriço doce e o arroz doce.

Resumindo, o Nordeste tem atrações variadas e comida para todos os gostos. Que tal conferir todas essas belezas nas próximas férias de verão?

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 


Veja também

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Leia mais
Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Leia mais
7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

Leia mais