Blumenau: a capital brasileira da cerveja

Recentemente, Blumenau foi reconhecida por ser a Capital Nacional da Cerveja, por meio de projeto de lei já sancionado pelo presidente Michel Temer. O projeto foi proposto pelo deputado Décio Lima (PT-SC). Segundo o Ministério do Turismo, hoje, a cidade catarinense, de influência alemã, conta com mais de 120 produtores artesanais de cerveja. Além disso, é por lá que acontece a famosa Oktoberfest, um evento gigantesco e que atrai uma multidão de pessoas todos os anos. A festa traz a celebração à cerveja, mas também há espaço para pratos típicos, danças e hábitos herdados dos imigrantes alemães que se instalaram por aquelas terras, no final do século XIX e parte do século XX, especialmente, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e pós-guerra.

Números e índices da Oktoberfest

O evento é inspirado na Oktoberfest de Munique, que é realizada desde o século XIX. A primeira edição tupiniquim aconteceu nos anos 80. E naquele época, segundo os organizadores, o número de participantes—surpreendentemente—chegou a mais de 102 mil pessoas, o que demonstrou que já nascia um evento potencialmente atraente e lucrativo para a cidade. E os números, em termos de consumo, são bem interessantes. Segundo informações oficiais do site do evento, na edição de 2015, foram consumidos cerca de 599.622 litros de chope. Lembrando que esse índice não leva em consideração o número de garrafas de cerveja de origem estrangeira compradas pelos visitantes. Além disso, mais de 473.196 pessoas compareceram à Oktoberfest, naquele ano.

Próxima edição

A maior festa alemã da América do Sul deve acontecer entre 4 a 22 de outubro. Durante a inauguração e abertura, a entrada é gratuita. Nos demais dias, os valores variam entre R$ 10 a R$ 40. Para saber mais sobre o evento deste ano, acesse: http://www.oktoberfestblumenau.com.br/

Outras atrações em Blumenau

Bom, além da grandiosa festa, a cidade influenciada pela cultura germânica ainda traz outras atrações que podem agradar aos turistas. Um dos destaques é o Museu da Cerveja (com dados e história da famosa bebida), roteiros gastronômicos com comidas típicas e visita à charmosa Vila Itoupava, que mantém viva a tradição e cultura alemã, o passeio é imperdível e vale a pena!

Planejar com antecedência com a Rede Candeias

Uma das dicas para ter sempre uma ótima viagem e estada na cidade, especialmente, durante a Oktoberfest, é planejar e fazer suas reservas com antecedência, o que garante bons preços e as melhores opções custo-benefício. Além disso, é muito bom viajar sabendo que tudo está planejado e seguindo um roteiro, certo?

Aproveite também para visitar o site: www.candeias.com.br.

Fique por dentro de informações, dicas e novidades que vão deixar seus dias bem interessantes. Lembrando que o Clube Candeias conta com ampla rede de hospedagens e com preços incríveis em 5 continentes.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?