Campina Grande: uma das mais belas cidades do Brasil

O município, que possui uma história marcante, grande aporte cultural e gastronômico, apresenta inúmeras opções culturais e de entretenimento.

Campina Grande é uma cidade localizada no interior do estado da Paraíba. A cidade do Agreste paraibano não deixa em nada a desejar diante das grandes metrópoles em matéria de infraestrutura e beleza.

Origem de Campina Grande

Campina Grande teve como primeiros moradores os indígenas da tribo dos Ariús, habitantes da chamada aldeia de Campina Grande. A cidade se encontra em uma localização privilegiada entre o litoral da Paraíba e o sertão. Essa posição serviu para facilitar o rápido avanço populacional e econômico da região. Através do cultivo de suas terras férteis, especialmente do algodão, do comércio e da pecuária.

A fundação de Campina Grande data do século XVI, em 1697, pelo português Teodósio de Oliveira Lêdo, Capitão-Mor de Infantaria de Ordenanças, responsável por desbravar e ocupar as fronteiras do sertão paraibano. Campina Grande passou por diversas fases: De uma pequena freguesia em 1769, passando à condição de Vila Nova da Rainha em 1790 até chegar no dia 11 de outubro de 1864, ao status de cidade de Campina Grande que têm hoje.

Perfil e Características de Campina Grande

O município de Campina Grande é considerado o segundo mais populoso do estado paraibano. Possui uma população numerosa de mais de 400 mil habitantes. É uma região de avançado desenvolvimento econômico, com forte atuação da indústria e comércio.

Campina Grande apresenta o segundo maior PIB dentre as cidades da Paraíba. Com uma população de elevado nível de escolaridade, na cidade podem ser encontradas diversas universidades, sendo três delas públicas, e escolas técnicas profissionalizantes.

Principais pontos turísticos da cidade

Campina Grande também se destaca quando o assunto é turismo. O município, que possui uma história marcante, grande aporte cultural e gastronômico, apresenta inúmeras opções culturais e de entretenimento. Conheça, abaixo, alguns dos pontos turísticos mais visitados por quem chega à cidade:

Açude Velho

Construído em 1830, O Açude Velho é considerado a pérola de Campina Grande. De grande beleza, ele possui aproximadamente 47 mil metros quadrados de extensão. Além da bela vista do Açude Velho, ainda é possível desfrutar de uma ótima gastronomia regional através dos bares e restaurantes que circulam o local.

São João de Campina Grande

O maior evento cultural da cidade, o “Maior São João do Mundo” como é batizada a festa junina de Campina Grande, é realizada desde 1987, no Parque do Povo. Por todo o mês de junho, a festa conta com diversas apresentações musicais e culturais nordestinas. Além de oferecer vastas e apetitosas opções de comidas típicas da época junina.

Parque do Povo

Local sede do “Maior São João do Mundo”, o Parque do Povo é palco para diferentes eventos de todos os tipos que acontecem ao longo do ano na cidade.

Monumento Os Pioneiros da Borborema

Posicionado em frente ao Açude Velho, foi inaugurado em 1964, ano em que Campina Grande faria 100 anos. O monumento ostenta três estátuas que representam os principais períodos da história da cidade: A origem do município, representado pelo índio; A catadora de algodão, mostrando a prosperidade que o plantio do algodão trouxe para a cidade na época colonial; E o tropeiro, ícone do intenso comércio que a região possui desde a sua fundação.

Museu de Arte Assis Chateaubriand

Fundado em 1967, o Museu de Arte Assis Chateaubriand (MAAC) foi idealizado pelo empresário Assis Chateaubriand. Apresenta requintada arquitetura em Art Decó e está centralizado na principal avenida da cidade. O Museu abriga lindas e importantes obras de arte, como pinturas, esculturas, desenhos, etc., além de exposições artísticas permanentes e eventuais.

Museu Histórico de Campina Grande

O Museu está localizado num antigo prédio construído no início do século XIX, em 1814, onde já funcionaram a cadeia e correios da cidade. Nele, se encontra uma vasta reunião de artefatos que ajudam a contar a história de Campina Grande desde sua origem.

Monumento Farra de Bodega

O monumento esculpido todo em bronze e inaugurado em 2003, é uma homenagem a Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, dois grandes símbolos da cultura musical do Nordeste. Centralizado à beira do Açude Velho, o monumento foi projetado pelo artista local Joás Pereira Passos.

Museu de Minerais e Gemas do Nordeste

O Museu de Minerais e Gemas do Nordeste fica localizado no campus da UFCG, Universidade federal de Campina Grande. Nesse peculiar museu, podem-se ver belíssimas pedras preciosas e gemas, lapidadas e em estado bruto, encontradas em solo nordestino.

Museu de Arte Popular da Paraíba

O Museu, também conhecido como Museu dos Três Pandeiros, teve sua inauguração no ano de 2012. Desenhado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, O MAPP oferece aos seus visitantes mostras permanentes, junto com interessantes e novas exposições que passam pelo museu durante o ano.

Ficou com vontade de conhecer Campina Grande?

Então, aproveite e garanta já sua hospedagem através do Clube Candeias. O maior clube de turismo programado do Brasil e um dos maiores do mundo, O Clube Candeias oferece aos seus associados uma infinidade de vantagens., além de contar com unidades próprias nas modalidades de hotelaria, pousadas, casas e apartamentos mobiliados. Tudo isso, oferecendo os melhores preços e descontos. Saiba mais aqui.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?