Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Conheça as principais atrações de São Bernardo do Campo

São Bernardo do Campo possui inúmeros pontos turísticos que merecem serem visitados. Saiba mais!

Por Admin

13/04/2018 07:02 | 5 minutos de leitura

São Bernardo do Campo possui inúmeros pontos turísticos que merecem serem visitados.

A cidade de São Bernardo do Campo está localizada em um ponto estratégico do Estado de São Paulo. Isso porque, ela fica a apenas 22 km do centro da capital, 50 km do Porto de Santos, 18 km do Aeroporto de Congonhas e a 45 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos — distância essa que pode não ser muito significativa em dias de trânsito muito intenso.

Quanto às rodovias que cruzam o município, algumas são muito importantes, como a Imigrantes, a Anchieta e o Rodoanel Mário Covas. Esse importante município integrante do ABCD e Grande São Paulo também é privilegiado por estar no centro do maior polo industrial da América Latina.

Sua proximidade com o litoral Sul (Baixada Santista) de São Paulo, faz com que a cidade seja presenteada com uma grande extensão da Serra do Mar. Além disso, é nela que está situada uma das maiores represas brasileiras: a Billings.

E São Bernardo do Campo ainda possui inúmeros pontos turísticos que merecem serem visitados. Continue lendo e conheça as principais atrações da cidade.

Caminhos do Mar

Na divisa entre os municípios de Cubatão e São Bernardo do Campo, está o trecho chamado de Caminhos do Mar, que recebeu esse nome por estar no Parque Estadual da Serra do Mar, onde passa a famosa Estrada Velha de Santos. Contudo, muito antes disso a rota foi usada pelo príncipe regente D. Pedro para proclamar a independência brasileira, no dia 7 de setembro de 1822.

O caminho, que totaliza 8 km, contempla monumentos considerados como patrimônios históricos tombados, como a Calçada de Lorena, de 1792, considerado o primeiro trecho pavimentado da América Latina e conhecida e a Casa de Pedra (ou Pouso de Paranapiacaba – seu nome popular) construída no ano de 1922, durante o mandato do presidente Washington Luís na celebração do centenário da Independência do Brasil.

Capela Nossa Senhora da Boa Viagem

Localizada no centro da cidade, a igreja matriz é tão grande quanto bonita. Esse marco histórico da cidade possui belíssima arquitetura, com lindas pinturas no teto, colunas centrais decoradas e vitrais atraentes.

De tão bela, uma visita à Capela vale a pena mesmo para quem não for católico. Para esses, ela realiza missas diariamente. Na década de 1980, a igreja foi ocupada por diversos atos políticos e movimentos grevistas.

A Capela fica na Rua Marechal Deodoro, 1131.

Praça dos Meninos

Ótima para fazer caminhadas devido ao seu terreno plano, a Praça é muito frequentada por idosos. O paisagismo de estilo japonês rodeado por uma lagoa é bastante apreciado por moradores e turistas.

A praça ainda abriga um parque com uma área que dispõe de um playground para divertimento da criançada, além de área de musculação, sendo perfeita para os pais se exercitarem enquanto os filhos brincam.

Nas madrugadas de quintas-feiras, acontece a tradicional feira noturna que dispõe de produtos de hortifrútis de boa qualidade. Estando lá, não deixe de provar um saboroso pastel com caldo de cana.

Represa Billings

Pouca gente sabe, mas outro símbolo da região, a represa artificial Billings — o maior espelho d’água sul-americana — foi construída no ano de 1925. Suas águas são uma boa opção de lazer para os moradores do seu entorno e também para os turistas, que praticam esportes náuticos, como o windsurfe e a vela, além de realizar campeonatos de moto aquática. E, para quem gosta de pescar, essa é outra boa opção para fazer na represa.

Parque Estoril

O Parque Municipal Virgílio Simionato, recebe esse nome por estar situado no bairro Estoril e conta com uma grande área (mais de 370 mil m²) com quase 100% de Mata Atlântica preservada.

Com tanta extensão, as atrações não seriam poucas. Há teleférico, arvorismo, tirolesa, passeios de escuna, canoagem e aparelhos de ginástica voltados para pessoas com alguma limitação ou deficiência física, idosos e também crianças.

É lá também que fica o Zoológico de São Bernardo do Campo com cerca de 250 animais, como aves, mamíferos e répteis, contemplando 70 espécies, algumas ameaçadas de extinção.

Rua Jurubatuba

Essa rua já foi parte de uma importante cadeia produtiva moveleira nacional, devido às tradicionais famílias de imigrantes. De fato, até o final da década de 1950, São Bernardo do Campo já foi conhecida como a Cidade do Móvel ou Rota dos Móveis.

Na época, as feiras de móveis eram referências, sendo a Jurubatuba a mais importante delas, por ficar no centro do município e abrigar dois quarteirões com mais de 70 lojas de móveis, algumas com fabricação própria.

Mais da cidade

Além das principais atrações de São Bernardo do Campo citadas, há outras que valem uma visita como: o Pavilhão Vera Cruz (estúdio cinematográfico), a Pinacoteca (com 1.125 obras de arte de importantes artistas brasileiros), o Parque Rafael Lazzuri (muito procurado para atividades físicas), Parque da Juventude Città di Marostica (com várias possibilidades para praticar esportes radicais, como skate, escalada e rapel), Cidade da Criança (primeiro parque temático brasileiro), entre outros.

Viagem planejada

Enquanto você programa sua viagem para São Bernardo do Campo, aproveite para conhecer o site do Clube Candeias, o maior clube de turismo programado do Brasil que oferece o melhor em hospedagem. Saiba mais aqui como tornar-se um associado e desfrutar de ofertas exclusivas.

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: sao-bernardo-do-campo, turismourbano, pontosturisticos, parques, sao-paulo, redeintegrada, clube-candeias


Veja também

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Leia mais
Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Leia mais
7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

Leia mais