Conheça os principais parques de Porto Alegre

Além de linda, Porto Alegre reserva um conjunto de parques maravilhosos para visitar.

Porto Alegre é o portão de entrada de turistas no Rio Grande do Sul e situa-se a apenas 120 km da Serra Gaúcha. A capital é um movimentado polo de serviços, base de grandes empresas nacionais e também internacionais.

Fundada em 26 de março de 1772 por portugueses açorianos, Porto Alegre acolheu, nos séculos seguintes, imigrantes de várias partes do mundo, sobretudo da Alemanha, Itália, Espanha, Polônia e Líbano. Continue lendo e conheça os principais parques de Porto Alegre.

Lago Guaíba

O Lago guaíba também é conhecido popularmente como rio Guaíba e é símbolo da capital gaúcha. A orla do lago é famosa por seu pôr do sol de beleza estonteante, mas também proporciona uma linda vista da cidade inteira. Se quiser percorrer a orla, alugue uma bicicleta e pedale na ciclovia em segurança.

Parque Marinha do Brasil

Esse parque foi construído junto ao Lago Guaíba pelo desejo dos moradores em reintegrar a cidade ao Lago.

O Marinha do Brasil é um parque que atrai os amantes de diversas modalidades esportivas, pois engloba várias delas, como sete campos de futebol, futebol de salão, basquete, vôlei, ciclismo, pistas de skate e patinação, aparelhos de ginástica e atletismo, além de um recanto infantil. Muita diversão para a família inteira.

Outros atrativos são o espelho d’água e o espaço cívico. Quem gosta de apreciar os pássaros poderá avistar por lá espécies como bem-te-vi, quero-quero, joão-de-barro, pica-pau, canário da terra, entre outros. A flora também é bastante rica e podem ser encontradas várias espécies de árvores que emprestam sua sombra ao local.

Jardim Botânico

O parque Jardim Botânico é uma agradável opção para passear com a família. O local é seguro, limpo e muito calmo. Perfeito para quem aprecia momentos de pura tranquilidade.

Toda a área é maravilhosa para os apaixonados pela natureza, pois estes costumam se encantar com as diversas espécies botânicas, além dos pássaros e de outros animais pequenos.

Essas maravilhas podem ser apreciadas e vivenciadas ao se percorrer várias trilhas com árvores identificadas. Além das caminhadas, aproveite para tardes de piqueniques ao redor dos lagos. O museu de ciências e a loja para observar e comprar mudas são outras atrações imperdíveis.

Parque Farroupilha (Redenção)

Esse antigo parque de Porto Alegre é datado de 1807, quando a grande área foi doada à cidade pelo governante Paulo José S. Gama. Na época foi chamado de Potreiro da Várzea. Os anos se passaram e o parque mudou de nome diversas vezes até que, em 1935 foi rebatizado de Parque Farroupilha.

O novo nome foi herdado da Exposição Comemorativa do Centenário da Revolução Farroupilha, no mesmo ano. No entanto, o nome anterior, Campos da Redenção, acabou originando seu apelido de hoje — Redenção.

O local abriga diversas opções de lazer, como o Mercado do Bom Fim (com lojas de conveniências e lanchonetes), Feira Ecológica (aos sábados), parquinho de diversões, pedalinhos, passeios de trenzinho,

Para quem ama a natureza conhecer os vários recantos espalhados pelo parque Farroupilha é obrigatório. São eles: Recanto Oriental, Alpino e Europeu, além do Orquidário, Solar, Espelho d’água, Brique da Redenção e Fonte Luminosa. O parque ainda possui 38 monumentos, dentre eles se destaca o Monumento ao Expedicionário.

O parque é tombado como patrimônio cultural, histórico e, também, paisagístico da capital gaúcha.

Parque Chico Mendes

Situado na zona norte de Porto Alegre, esse parque possui área de lazer com quatro quadras polivalentes (com basquete, vôlei e futebol de salão), duas canchas de bocha e dois campos de futebol.

Para as crianças pequenas há uma agradável praça infantil. Quem gosta de um algo mais do que um simples piquenique, tem a opção de preparar deliciosos churrascos, nas churrasqueiras espalhadas pelo parque.

O anfiteatro ao ar livre e o memorial Chico Mendes se destinam à programação cultural e a cerimônias oficiais.

Parque Moinhos de Vento (Parcão)

O Parcão, como é carinhosamente chamado o Parque Moinhos de Vento, é o lugar perfeito para um contato direto com a natureza e, também, para a prática de atividades físicas, além dos passeios em família e das brincadeiras com as crianças em seu parquinho. O visual é bastante agradável e traz uma sensação de muita paz.

O parque é arborizado e com uma grama para sentar com os amigos e aproveitar um delicioso chimarrão. O local é seguro, possui estacionamento próprio e ao redor há vários lugares para comer lanches e até açaí.

Hospedagem

Enquanto você programa sua viagem para Porto Alegre, aproveite para conhecer o Clube Candeias, o maior clube de turismo programado do Brasil. Clique aqui e saiba mais.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?