Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Conheça os principais parques de Porto Alegre

Além de linda, Porto Alegre reserva um conjunto de parques maravilhosos para visitar. Confira!

Por Admin

25/12/2023 17:00 | 6 minutos de leitura

A natureza urbana de POA! Principais parques da cidade para conhecer

parque-da-redencao-porto-alegre-rio-grande-do-sul-clube-candeias
Parque Farroupilha (Redenção)

Porto Alegre, o ponto de entrada para turistas no Rio Grande do Sul, encontra-se a meros 120 km da deslumbrante Serra Gaúcha. Além de ser uma agitada metrópole de serviços e sede de grandes empresas nacionais e internacionais, a capital possui um rico histórico desde sua fundação em 26 de março de 1772 por colonos portugueses açorianos.

Ao longo dos séculos, a cidade acolheu imigrantes de diversas partes do mundo, notadamente da Alemanha, Itália, Espanha, Polônia e Líbano, contribuindo para a diversidade cultural que permeia suas ruas.

Dentre os atrativos turísticos, os parques de Porto Alegre se destacam como verdadeiros refúgios urbanos. Cada um oferece uma experiência única, proporcionando aos visitantes uma pausa serena da agitação da vida urbana. Explore conosco alguns dos principais parques da cidade!

Venha fazer parte do maior clube de férias do mundo.

Informe seus dados e esteja um passo mais perto de aproveitar todos os nossos benefícios!

* todos os campos obrigatórios

Orla do Lago Guaíba

O Lago guaíba também é conhecido popularmente como rio Guaíba e é símbolo da capital gaúcha. A orla do lago é famosa por seu pôr do sol de beleza estonteante, mas também proporciona uma linda vista da cidade inteira. Se quiser percorrer a orla, alugue uma bicicleta e pedale na ciclovia em segurança!

Gosta de pedalar? Leia também:

Confira 7 locais para pedalar no Brasil

Que tal um passeio de bike em Balneário Camboriú?

Parque Marinha do Brasil

Esse parque foi construído junto ao Lago Guaíba pelo desejo dos moradores em reintegrar a cidade ao Lago.

O Marinha do Brasil é um parque que atrai os amantes de diversas modalidades esportivas, pois engloba várias delas, como: sete campos de futebol, futebol de salão, basquete, vôlei, ciclismo, pistas de skate e patinação, aparelhos de ginástica e atletismo. Há também um recanto infantil. Muita diversão para a família inteira!

Outros atrativos são o espelho d’água e o espaço cívico. Quem gosta de apreciar os pássaros poderá avistar por lá espécies como bem-te-vi, quero-quero, joão-de-barro, pica-pau, canário da terra, entre outros. A flora também é bastante rica e podem ser encontradas várias espécies de árvores que emprestam sua sombra ao local.

Jardim Botânico

O parque Jardim Botânico é uma agradável opção para passear com a família. O local é seguro, limpo e muito calmo. Perfeito para quem aprecia momentos de pura tranquilidade.

Toda a área é maravilhosa para os apaixonados pela natureza, pois estes costumam se encantar com as diversas espécies botânicas, além dos pássaros e de outros animais pequenos.

Essas maravilhas podem ser apreciadas e vivenciadas ao se percorrer várias trilhas com árvores identificadas. Além das caminhadas, aproveite para tardes de piqueniques ao redor dos lagos

Parque Farroupilha (Redenção)

Esse antigo parque de Porto Alegre é datado de 1807, quando a grande área foi doada à cidade pelo governante Paulo José S. Gama. Na época foi chamado de Potreiro da Várzea. Os anos se passaram e o parque mudou de nome diversas vezes até que, em 1935 foi rebatizado de Parque Farroupilha.

O novo nome foi herdado da Exposição Comemorativa do Centenário da Revolução Farroupilha, no mesmo ano. No entanto, o nome anterior, Campos da Redenção, acabou originando seu apelido de hoje — Redenção.

O local abriga diversas opções de lazer, como o Mercado do Bom Fim (com lojas de conveniências e lanchonetes), Feira Ecológica (aos sábados), parquinho de diversões, pedalinhos, passeios de trenzinho,

Para quem ama a natureza conhecer os vários recantos espalhados pelo parque Farroupilha é obrigatório. São eles: Recanto Oriental, Alpino e Europeu, além do Orquidário, Solar, Espelho d’água, Brique da Redenção e Fonte Luminosa. O parque ainda possui 38 monumentos, dentre eles se destaca o Monumento ao Expedicionário.

O parque é tombado como Patrimônio Cultural, Histórico e, também, Paisagístico da capital gaúcha.

Parque Chico Mendes

Situado na zona norte de Porto Alegre, esse parque possui área de lazer com quatro quadras polivalentes (com basquete, vôlei e futebol de salão), duas canchas de bocha e dois campos de futebol.

Para as crianças pequenas há uma agradável praça infantil. Quem gosta de um algo mais do que um simples piquenique, tem a opção de preparar deliciosos churrascos, nas churrasqueiras espalhadas pelo parque.

O anfiteatro ao ar livre e o memorial Chico Mendes se destinam à programação cultural e a cerimônias oficiais.

Parque Moinhos de Vento (Parcão)

O Parcão, como é carinhosamente chamado o Parque Moinhos de Vento, é o lugar perfeito para um contato direto com a natureza e, também, para a prática de atividades físicas. Além dos passeios em família e das brincadeiras com as crianças em seu parquinho. O visual é bastante agradável e traz uma sensação de muita paz!

O parque é arborizado e com uma grama para sentar com os amigos e aproveitar um delicioso chimarrão. O local é seguro, possui estacionamento próprio e ao redor há vários lugares para comer lanches e até açaí.

Conheça também o litoral gaúcho hospedando-se no Candeias Barzotto.

Você já conhece o Clube Candeias?

Enquanto você programa sua viagem para Porto Alegre, aproveite para conhecer o Clube Candeias:

O Clube Candeias está há mais de 55 anos no mercado e auxilia os viajantes na realização do sonho de conhecer cada parte do mundo!

Atualmente o Clube conta com mais de 750 mil famílias associadas que podem desfrutar de uma série de vantagens, como unidades próprias com preços imbatíveis, uma rede integrada com mais de 500 mil opções de hospedagens pelo mundo todo, plataforma de reservas online, rede de atendimento 5 estrelas e muito mais!

Conheça todas as vantagens de fazer parte do Clube Candeias, o parceiro oficial das suas férias! 

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: parques, sul, regiao-sul, rio-grande-do-sul, porto-alegre, rede-integrada, clube-candeias


Veja também

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Leia mais
Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Leia mais
7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

Leia mais