Conheça Ponta Porã, a terra do Tereré

A cidade possui opções de lazer desde o turismo de compras até passeios ecológicos.

A cidade considerada o berço brasileiro da erva Tereré possui pontos turísticos incríveis. Localizada na Mesorregião do Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Ponta Porã faz divisa com a cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai. O que atrai vários turistas para compras de produtos importados no país vizinho.

Também conhecida como "Princesinha dos Ervais" e "Capital Brasileira do Tereré”, Ponta Porã é considerada o berço brasileiro da erva-mate do tereré, tradição inserida pelos paraguaios.

Seu símbolo – uma cuia de chimarrão e outra de tereré – representa as duas culturas que se tornam apenas uma.

A cidade possui opções de lazer desde o turismo de compras até passeios ecológicos. Conheça os principais pontos turísticos de Ponta Porã:

Museu da Erva Mate

Aprenda sobre a história do ciclo e da industrialização da erva-mate no Mato Grosso do Sul visitando esse museu. Fundado pelo industrial José Benites Cardenas, em 1997, o local conta com mais de 800 livros sobre a erva-mate. Além de um acervo constituído por réplicas de instrumentos do início da industrialização da erva-mate, fotografias, vídeos, objetos históricos, material impresso, documentos, entre outros.

Parque Estadual Aires Marques

Trilhas ecológicas, lagos, quadras poliesportivas e outros entretenimentos fazem do conhecido Parque dos Ervais o principal parque urbano de Ponta Porã e um dos maiores parques urbanos no interior de Mato Grosso do Sul. Uma ótima opção de lazer com a família, amigos, ou com aquela pessoa especial.

Parque Nacional de Cerro Corá:

Rico em história e cultura, o local foi o cenário da última batalha da Guerra da Aliança Tripla, no dia 1º de março de 1870. O parque possui monumentos que remetem à guerra e oferece estrutura para acampamentos, banhos de rio e passeios em áreas verdes e cavernas. Uma reserva natural que oferece recreação, camping e trilhas, ideal para turistas aventureiros.

Monumento das Cuias

Localizado na entrada de Ponta Porã, na divisa com o país vizinho, o Monumento das Cuias significa a integração entre o Brasil e o Paraguai.

Estando lado a lado, a cuia de tereré, representando o mate gelado típico do Paraguai e a cuia do chimarrão, representando a bebida típica dos gaúchos. A obra simboliza a fusão das duas culturas.

Linha Internacional

A fronteira Brasil x Paraguai aglomera um grande número de lojas com preços baixos, que atraem turistas de vários Estados.

Programe a sua viagem!

Ponta Porã conta com uma ótima infraestrutura para receber turistas o ano inteiro. Com hotéis e pousadas de vários estilos, podendo agradar diferentes perfis de visitantes.

Planeje a sua viagem com conforto e qualidade. O Clube Candeias oferece o melhor em hospedagem para você e sua família. Torne-se um associado para desfrutar de ofertas exclusivasClique aqui e saiba mais.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?