Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Curiosidades da Mata Atlântica

Fique sabendo das curiosidades da nossa Mata Atlântica A Mata Atlântica é um bioma constituído…

Por Marketing

24/10/2016 07:08 | 3 minutos de leitura

Fique sabendo das curiosidades da nossa Mata Atlântica

mata-atlantica-clube-candeias

A Mata Atlântica é um bioma constituído de ecossistemas e formações florestais, sendo considerada a segunda maior mata do Brasil. Dessa forma, estende-se por uma parte considerável do litoral brasileiro, ocupando principalmente os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. Além disso, uma boa parte de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Sergipe, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul.

Por esse motivo e sua grande abrangência, a Mata Atlântica é composta de ecossistemas e conjuntos florestais diversificados. De Norte a Sul, toda essa diversidade varia de acordo com as características climáticas de cada região.

No período do descobrimento do Brasil, a Mata Atlântica cobria em média de 15% do nosso território, o que representa uma extensão de 1.300.000 km2. Contudo, ao longo dos anos esse número foi bastante reduzido, chegando hoje a 7,9% de área conservada (em torno de 102.012 km2). Isso é fruto de exploração por parte dos colonizadores que aqui chegaram. Nesse processo, pode ser incluída a extração de couro e pau-brasil, atualmente quase extinto.

Outro fator que contribuiu para essa perda é o aumento de licenças irregulares para a prática de desmatamento de suas florestas, em que o bioma passou a ser substituído por plantações e pastos. Por essa razão, é um ecossistema bastante ameaçado. Curitiba é a cidade com melhor índice de preservação da Mata Atlântica, devido à considerável presença de bosques e parques em seu perímetro urbano.

Apesar do desmatamento, a Mata Atlântica ainda possui cerca de 20.000 espécies vegetais, mantendo ainda um rica diversidade em flora. Enquanto a sua fauna é constituída das seguintes espécies:

  • 849 de aves
  • 350 de peixes
  • 200 de répteis
  • 270 de mamíferos
  • 370 anfíbios

Além disso, sua paisagem típica é geralmente composta por mata fechada e densa, onde existe a presença de árvores de médio e grande porte. Em nossas florestas, existem também alto índice pluviométrico, por causa da forte presença de chuva de encosta.

A partir desses dados, é notável a riqueza e importância da Mata Atlântica para a manutenção da biodiversidade do planeta. É ainda a partir desse bioma que existe um controle climático, além da perpetuação da diversidade biológica e cultural das regiões das quais faz parte.

E isso é possível graças às unidades de conservação, inseridas em parte de seu território, que têm como foco também garantir a manutenção de terras indígenas. Por sua beleza distinta e todos esses atributos, possui forte apelo turístico, atraindo pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo interessadas, sobretudo, na modalidade de ecoturismo.

Explore as maravilhas naturais do Brasil com o Clube Candeias

Ficou com vontade de conhecer as regiões que abrangem a Mata Atlântica? São muitas, não é mesmo? Se você ama viajar e ama, mais ainda, contemplar a nossa fauna e flora, o Clube Candeias é perfeito para você!

O Clube Candeias é um clube de turismo cheio de vantagens, que oferece a você e sua família diversas unidades de hospedagem a preços acessíveis. Conheça as vantagens, hospedagens e tudo que o maior clube de férias pode oferecer. Fale conosco e associe-se hoje mesmo!

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: candeiasreservas, clubecandeias, ecoturismo, mataatlantica, natureza, turismo, viagens


Veja também

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Leia mais
Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Leia mais
7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

Leia mais