Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Dicas para o que fazer em Barretos

Quando falamos em festa do peão logo pensamos em cidades do interior, pois algumas mantêm…

Por Admin

24/07/2017 07:03 | 4 minutos de leitura

Quando falamos em festa do peão logo pensamos em cidades do interior, pois algumas mantêm a tradição comunitária e do campo, tornando-se alvo de turismos sertanejos e festivais com muita gente bonita. Foi por meio disso que Barretos ficou conhecida como a cidade do rodeio, pois há muito tempo é cenário de umas das maiores atrações do Brasil que acontece todos os anos: A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Localizada no interior do Estado de São Paulo, Barretos é uma cidade que faz parte da região de Ribeirão Preto. Cresceu muito durante os últimos anos, e hoje, com quase 200 mil habitantes, é bem estruturada comercialmente devido a crescente economia turística e geograficamente bem localizada com rodovias que dão acesso a vários municípios da região.

A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos ocorre no início do segundo semestre de cada ano, mais precisamente no mês de agosto. Inicialmente, o objetivo dessa festa era caracterizar a tradição caipira do povo da região, que recebia gados transportados de Mato Grosso e Minas Gerais para matadouros e frigoríficos estabelecidos na cidade.

De acordo com registros, a primeira festa de peão da cidade ocorreu no ano de 1956, por meio de um grupo de amigos solteiros que costumavam organizar rodeios pela cidade. Mais tarde, a festa foi criando raízes e atraindo turistas de várias partes do país, até se consagrar como o maior festival de todos os tempos, com muito show de música sertaneja caipira, concursos de beleza, ranchos de comércio de roupas, acessórios e comidas típicas, além da famosa queima do alho, uma atração tradicionalmente realizada pelos peões montadores.

Neste ano, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos acontecerá entre os dias 17 e 27 de agostoe contará com a participação de diversos cantores da música sertaneja, desde os mais antigos aos mais novos, confira a lista completa aqui.

Muito além da festa

Visitar Barretos pode ser um passeio tão interessante quanto frequentar a festa do peão, pois a cidade é repleta de pontos turísticos que fazem do lugar um ambiente único para se recordar. Confira:

Marco histórico da cidade

Como toda cidade, Barretos também possui seu marco histórico. Localizado na principal avenida da cidade, um mural de sete metros de altura representa o marco geográfico do local, que serviu para marcar a chegada das primeiras famílias à cidade, tornando-se mais tarde um grande monumento.

Museu Municipal Ruy Menezes

Criado em 1974, o museu foi sendo reformado aos poucos e sustentado por doações de acervos de outros museus da região, que mais tarde ficou conhecido como Palácio das Águias. Sua estrutura chama muito a atenção por lembrar os casarões de época.

Recinto Paulo de Lima Correia

Próximo à famosa Praça Nove de Julho, esse local é cenário de exposições de produtos agropecuários da região. A entrada lembra muito os portões das fazendas de época, fazendo do seu estilo arquitetônico uma raridade.

Parque do Peão de Boiadeiro de Barretos

É o lugar onde acontece a festa do peão todos os anos e impressiona muito pelo tamanho e beleza. Inaugurado em 1985, a área possui cinquenta alqueires, estacionamento para mais de 10 mil veículos, ranchos, áreas de camping, hípicas e um imenso estádio projetado por Oscar Niemeyer.

Memorial do Peão de Boiadeiro

Para os amantes da festa, não pode faltar um lugar para deixar registrada sua história. Situado dentro do parque do peão, o memorial é um local onde tem registrado toda a trajetória da festa do peão de Barretos. Foi aberto ao público no ano de 2005 e o local que abriga o memorial lembra muito a lona de um circo, em homenagem à própria lona usada na primeira festa do peão.

Hospedagem de qualidade

O Candeias, maior clube de turismo programado do Brasil, também está em Barretos e oferece o melhor em hospedagem aos seus associados. Saiba mais no site: https://www.clubecandeias.com/.

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: festa-de-peao, barretos, sao-paulo, turismo-cultural, rede-integrada, festas, clube-candeias


Veja também

Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Leia mais
7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

Leia mais
Para o seu bem-estar: Hotel Recanto Business Center e Termas Romanas (RS)

Rio Grande do Sul

Para o seu bem-estar: Hotel Recanto Business Center e Termas Romanas (RS)

Leia mais