Feira de Santana: A histórica cidade baiana

A cidade é muito reconhecida por suas festas e festivais típicos, particularmente o Dia da Santa Ana.

A fazenda de Santa Anna Olhos D'água, local onde anos mais tarde viria a ser a cidade de Feira de Santana, foi criada no século 18 por Domingos Barbosa de Araújo e sua esposa Anna Brandão. A fazenda tornou-se um centro para os vaqueiros a caminho do porto de Cachoeira. A prática dos cowboys de iniciar grandes fogueiras acabou piorando a aridez natural da área ao ponto em que a indústria do gado colapsou, mas os brasileiros e estrangeiros começaram a adotar a área como sua casa. Então, uma grande cidade começou a se desenvolver, com ruas largas, cercadas por casas comerciais que servem a crescente população da região.

Hoje, Feira de Santana continua a ser a segunda maior cidade da Bahia e um importante ponto de parada para os viajantes. Com uma junção importante das rodovias do Nordeste do Brasil, Feira de Santana funciona como uma encruzilhada para o trânsito proveniente das porções Sul e Oeste-central do Brasil para Salvador e outras cidades importantes do Nordeste.

A cidade, em parte, graças à sua longa importância como encruzilhada e à proximidade de Salvador, é agora um importante e diversificado centro comercial e industrial. Além, disso também é o assento da arquidiocese católica romana do estado da Bahia.

Principais Pontos Turísticos

A cidade é muito reconhecida por suas festas e festivais típicos, particularmente o Dia da Santa Ana na última semana de julho, que apresenta atividades como Bumba-meu-boi, Segura-a-Véia e Burrinha. O carnaval “Micareta” é realizado 15 dias após a Páscoa, o festival de Violeiros em setembro e a Corrida de Burros em novembro.

Feira de Santana possui vários destinos turísticos interessantes, os principais são: o Museu de Arte Contemporânea, o Observatório Astronômico Antares, o Museu do Saber, Igreja dos Passos e o Mercado de Arte Popular que concentra grande parte dos artistas locais.

O Museu do Saber retrata boa parte da cultura e história da cidade, é ponto de parada para os turistas. O museu possui um lindo planetário, nas sessões interativas na cúpula do planetário os turistas têm a oportunidade de aprender sobre astronomia, além de “viajar” para outros planetas, luas, galáxias de nosso vasto universo.

O Mercado de Arte Popular é um grande mercado, com variedades de comidas típicas, calçados, roupas, entre outros itens. É um centro de cultura local que costuma reunir grandes artistas regionais. São apresentações musicais, teatrais, poéticas, entre outras. O mercado é parada obrigatória para todos os turistas que visitam a cidade de Feira de Santana todo o ano.

Clube de férias

O Clube Candeias é o maior clube de turismo programado do Brasil e dispõe de várias opções em hospedagem, como hotéis e pousadas. Saiba mais aqui como tornar-se um associado e desfrutar de ofertas exclusivas.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?