Goiânia: principais pontos turísticos e o que fazer

Em busca de lembranças da cidade e comidas típicas da região, uma ótima opção é a Feira do Cerrado.

A capital de Goiás é considerada uma das mais arborizadas do Brasil, contando com 94 km² de área verde por habitante. Goiânia foi construída nos anos 30 e, assim como Brasília, é uma cidade que recebe muitos viajantes a negócios. Nela não faltam opções de bares, cafés, restaurantes e sorveterias, principalmente nos setores Bueno e Marista. Além das opções gastronômicas existem belos parques espalhados pela cidade que valem a pena ser visitados.

Parque Vaca Brava

Criado com a iniciativa de recuperar uma área degradada, o parque é hoje uma das áreas verdes mais visitadas da cidade, contando com um lago, parque infantil, estação de ginástica e pista de cooper. Seu verdadeiro nome é Parque Municipal Sulivan Silvestre, porém ganhou o nome de "vaca brava" devido às vacas que antigamente ficavam atoladas nos brejos existentes no terreno em outras épocas. Uma ótima opção para aproveitar uma tarde ensolarada com a família.

Bosque dos Buritis

Com três lagos artificiais, cascatas, pistas de corrida e uma excelente localização, o Bosque dos Buritis é um incrível lugar para passear com a família e os animais de estimação. Ainda no seu terreno estão instalados o Museu de Arte de Goiânia e o Monumento à Paz, dando maior atratividade ao bosque.

Museu Memorial do Cerrado

Contando com quase 50 mil m² rodeados de verde, o memorial é distinto de outros museus, pois nele os visitantes podem entrar em contato direto com a fauna e flora. Localizado dentro do campus da PUC-Goiás, o memorial conta com diversas instalações como: um grande lago, o Museu de História Natural, uma réplica em tamanho real de uma aldeia indígena e dos quilombos, a Trilha da Semente Peregrina, entre outras.

Parque Flaymboyant

Com mais de 120 m², o parque conta com pistas de ciclismo e caminhada, dois lagos e um parque infantil. Ele fica na região sudeste da cidade, sendo excelente para se refrescar do calor, fazer uma caminhada e renovar as energias. O local oferece opções de lanches, além de ser um ótimo espaço para realizar piqueniques.

Parque Zoológico

O Zoológico está localizado no setor oeste da cidade, contando com 520 animais, dentre os quais é possível encontrar animais exóticos como: Ararajubas, Pítons, Hipopótamos; animais raros como o Gavião real, leões e tigres; até espécies ameaçadas de extinção como o Cujuí e o macaco Cuxiú. Excelente opção de passeio com a família!

Monumento a Goiânia

Ícone da capital goiana, conhecido como Monumento às Três Raças, é uma obra, feita e bonze, que representa a miscigenação entre as etnias: indígena, branca e africana. Está localizado na Praça Cívica, marco inicial da cidade.

Feira do Cerrado

Em busca de lembranças da cidade e comidas típicas da região, uma ótima opção é a Feira do Cerrado. Nela é possível encontrar souveniers, pinturas, esculturas, cerâmica e artesanatos em geral. Além das lembrancinhas é possível provar comidas típicas da região, como a famosa galinhada. A feira acontece todos os domingos e fica localizada no Parque da Criança, próximo ao Parque Flaymboyant.

Hospedagem

O Clube Candeias, maior clube de turismo programado do Brasil, oferece o melhor em hospedagem aos seus associados. Planeje a sua viagem e faça sua reserva online. Clique aqui e saiba mais.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?