Histórias e curiosidades da praia de Copacabana RJ

Uma das mais lindas do mundo, Copacabana também atrai turistas pela diversidade de entretenimentos e deliciosa gastronomia.

Carinhosamente chamada de “princesinha do mar”, com uma areia e um mar de dar inveja aos outros lugares, a praia de Copacabana é conhecida por sua beleza inigualável, sendo uma das mais famosas do mundo!

Localizada no bairro que leva o mesmo nome, na Zona Sul do Rio de Janeiro, inicialmente era conhecida de Sacopenapã. A mudança ocorreu no Século 18, quando foi inaugurado um templo cristão em homenagem a Nossa Senhora da Copacabana, num rochedo no fim da praia. Sendo assim, já no início do Século 20, quando chegaram os bondes e foram abertos inúmeros túneis que ligavam a praia ao centro da cidade, Copacabana começou a ser mais frequentada pelas pessoas.

O período mais importante foi dos anos 30, 40 e 50, momento em que a praia tornou-se a mais visitada do Rio de Janeiro, levando-a ao sucesso que é hoje, cheia de atrativos e eventos que conquistam milhares de pessoas.

O famoso e mundialmente conhecido calçadão da Avenida Atlântica. Com 4,15 quilômetros de extensão, feito com pedras portuguesas nas cores branca e preta, teve inspiração original para o mosaico no formato de ondas do mar em um calçamento de uma rua de Lisboa, na Praça do Rocio. As ondas perpendiculares figuraram até a década de 70, quando foram alteradas no sentido paralelo.

Além disso, quem for até a praia poderá encontrar a estátua de Carlos Drummond de Andrade, uma homenagem feita ao poeta, em 2002, ano do seu centenário de nascimento. O local é um dos mais visitados na Praia de Copacabana.

Oferece inúmeras opções gastronômicas entre os vários restaurantes e bares do bairro. Também o que não falta é entretenimento: teatro, feiras, lojas (para todos os gostos – da popular até alto padrão), igrejas, entre outros.  

Nos Jogos Olímpicos a praia também sediará competições de vôlei, triatlo e maratona aquática, sendo uma excelente oportunidade para conhecê-la. Além disso, nos demais dias do ano a garantia de lindas paisagens também é certa.

O Candeias, melhor clube de férias do Brasil, possui estrutura completa para hospedagens e lazer em diversos destinos turísticos, inclusive no Rio de Janeiro. Não fique de fora e entre em contato para saber mais dos benefícios em ser um associado: http://www.candeias.com.br/.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?