Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Juazeiro do Norte: a terra do Padre Cícero

Religiosidade, cultura e muito mais. Confira o que fazer na terra do Padre Cícero!

Por Admin

12/02/2018 07:02 | 3 minutos de leitura

O comércio também é um forte atrativo para os turistas em Juazeiro do Norte, a cidade tem um bom centro comercial que recebe grande visitação diária.

Viajar pelo nordeste do Brasil é sempre uma experiência rica. A região tem inúmeras belezas naturais entre litoral e florestas. Sem falar na grande riqueza cultural e religiosa, marcante nos estados nordestinos. O Ceará, em especial, tem uma cidade que engloba todos esses atributos e vem atraindo turistas de todo o país: Juazeiro do Norte.

Conta a história que o Padre Cícero Romão Batista chegou a um vilarejo no Ceará, em 1872 e lá firmou a fé religiosa do povo. O chamado “Padim Ciço” orientava a população a orar e trabalhar. Assim a cidade cresceu na fé e na economia e, é por isso que, atualmente, Juazeiro do Norte tem, na figura do padre e na prática religiosa, o seu reconhecimento.

Localizada ao sul do estado, a cidade, com cerca de 300 mil habitantes, tem constantes eventos religiosos. São romarias, missas e procissões, que atraem milhares de pessoas para reverenciar o padroeiro da cidade. Por isso, Juazeiro do Norte é conhecida como a terra do Padre Cícero, um ícone não só religioso, mas também político.

No entanto, a cidade não tem somente atrações para os religiosos. Quem busca diversão e conhecimento também tem vez em Juazeiro do Norte. Conheça agora os principais pontos turísticos da terra do Padre Cícero:

Colina do Horto

Engloba uma trilha de mais de dois quilômetros que dá acesso ao Santo Sepulcro, a estátua em homenagem ao Padre Cícero, a Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto e o Museu Vivo do Padre Cícero. Esse museu tem cinco ambientes com réplicas dos personagens reais do Padre Cícero e seus contemporâneos, em tamanho natural, reproduzindo cenas do cotidiano da época, além de fotos e documentos históricos.

Chapada do Araripe

Uma grande área de floresta com proteção ambiental e enorme diversidade de vegetação e espécies animais. Lá o visitante encontra opções de passeios a pé ou de bicicleta para contemplar a natureza exuberante do local.

Cariri Histórico-Cultural

Um roteiro para quem gosta de ciência, e história. O público, nesse caso, são expedicionários que fazem parte do evento Desvendando a Pré-história, que acontece no Geoparque Araripe, onde se encontram registros da era dos primatas.

Produção artística

O comércio também é um forte atrativo para os turistas em Juazeiro do Norte, a cidade tem um bom centro comercial que recebe grande visitação diária. Artesanatos e obras típicas de Juazeiro do Norte estão à venda no mercado popular. A cidade tem na produção artesanal uma atividade dominante, desde a época do Padre Cícero, que incentivava a produção para o fortalecimento da economia local.

A inspiração dos artistas vem do cotidiano do sertanejo e dos ícones religiosos. Peças produzidas em diversos materiais como barro, madeira e couro, enriquecem o acervo. Nas áreas de música e literatura, têm destaque o cordel e o repente, com versos e rimas escritos e falados que encantam os espectadores.

Programe sua viagem

Vá a Juazeiro do Norte – CE e aproveite ao máximo o seu tempo livre. Conte com os serviços especializados do Clube Candeias, que oferece o melhor em hospedagem. Clique aqui e saiba mais.

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: juazeiro-do-norte, rede-integrada, regiao-nordeste, clube-candeias, nordeste, ceara, fortaleza


Veja também

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Leia mais
Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Leia mais
7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

Leia mais