Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Morretes, cidade de encanto e beleza

Morretes é uma cidade localizada no Paraná escondida no meio de pequenos morros, de onde…

Por Admin

08/06/2016 07:03 | 3 minutos de leitura

Morretes é uma cidade localizada no Paraná escondida no meio de pequenos morros, de onde veio o nome Morretes. O município é conhecido por sua história e gastronomia, que estão muito presentes em todos seus pontos turísticos.

Antes de ser colonizada, a região de Morretes era território indígena pertencente aos índios carijós, só em 1721 o povoado foi fundado, nessa época já habitado por mineradores que vinham da cidade de São Paulo. Em meados do século XVIII, a capela de Morretes foi construída e, em 1796, abençoada pelo padre Francisco de Meira Calassa. Com o tempo a cidade foi crescendo e seu comércio tornou-se forte a ponto de transformar a cidade em rival de Paranaguá, cidade vizinha. A indústria, especialmente do beneficiamento de mate, também se instituiu na cidade.

Atualmente Morretes possui um comércio forte, algumas indústrias e muitos pontos turísticos. A cidade atrai turistas de todos os lugares do Brasil para ver suas vistas, construções históricas e provar a culinária tradicional. Uma das principais atrações da cidade é um prato típico de Morretes: o barreado. Existem vários restaurantes na cidade que servem o prato, que ainda praticam a mesma receita criada no século XVIII. O prato é feito de um ou mais tipos de carne bovina cozidos numa panela grande de barro com temperos como pimenta do reino, cominho e louro. Para que a carne desmanche e crie o caldo característico do barreado, ela é cozida por horas no fogão à lenha ou convencional. Ao fim, tudo é servido com banana da terra em fatias e arroz. O acompanhamento do barreado tradicional é o vinho tinto ou suco de uva.

Além de encher a barriga com ótima comida, também é possível visitar as construções históricas de Morretes. A cidade possui construções bem conservadas como a Igreja Matriz, a Igreja de São Sebastião do Porto de Cima e a Estação Ferroviária. Outro atrativo da cidade é um dos caminhos que leva a ela. Uma das vias de acesso a Morretes é a Estrada da Graciosa, onde o motorista poderá apreciar vistas da mata atlântica de vários observatórios espalhados pela estrada.

O Candeias possui um parceiro em Morretes para garantir ótima estadia durante o passeio. Conheça mais sobre a pousada e sobre outros destinos no site http://www.candeias.com.br/unidades/morretes/.

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 


Veja também

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Leia mais
Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Leia mais
7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

Leia mais