Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Museu Nacional: Rio de Janeiro

O Museu Nacional é um dos museus mais antigos do país e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Saiba mais!

Por Admin

02/09/2016 07:03 | 3 minutos de leitura

 

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais procuradas por turistas do Brasil e do mundo durante suas férias, que vêm em busca de praia, sol e diversão, mas também atrás de cultura, através de visitas a museus e instituições históricas. Entre as principais instituições deste estilo no Rio está o Museu Nacional do Rio de janeiro. Saiba mais sobre o Museu e programe sua visita nas próximas férias no Rio de Janeiro.

O Museu Nacional do Rio de Janeiro é um dos museus mais antigos do país e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Criado por Dom João VI, o museu está hoje vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFR) e ao Ministério da Educação, e oferece diversos itens históricos e naturais para serem apreciados pelos visitantes. Ao visitar o local você poderá encontrar um vasto arquivo histórico, armários com peles taxidermizadas, esqueletos de primatas, e outros itens diversos. O Museu Nacional oferece, ainda, cursos de pós-graduação, vinculados à Universidade Federal do Rio de Janeiro, em áreas como Botânica, Geologia, Zoologia, Arqueologia, entre outras.

História

A instituição foi fundada em 6 de junho de 1818, no Campo de Sant’Anna, com objetivo inicial de auxiliar na promoção da cultura entre a população e incremento econômico para o país. O museu se chamava Museu Real, e foi incorporado à Universidade do Brasil no ano de 1946, para depois se integrar à estrutura acadêmica da UFRJ, anos mais tarde, e assim permanecer até os dias de hoje. Outra curiosidade história, que trouxe visibilidade ao museu, era o fato de ele estar localizado no Paço de São Cristóvão, onde residiu a Família Imperial do Brasil entre 1889 e 1892, e onde nasceu Dom Pedro II. Além disso, foi onde ocorreu a primeira Assembléia Constituinte Republicana, e todos estes fatos históricos aguçavam e ainda aguçam a curiosidade dos visitantes que vão ao museu. O Museu Nacional do Rio de Janeiro fica na Quinta da Boa Vista, s/n em São Cristóvão, no Rio de Janeiro (RJ), e funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, e às segundas-feiras das 12h às 16h. O local tem esquema especial de funcionamento durante o horário de verão. No site www.museunacional.ufrj.br você encontra informações, notícias e novidades do Museu Nacional do Rio de Janeiro, além de dados institucionais e horário de funcionamento.

Hospedagem

Se você pretende fazer em breve uma visita ao Museu Nacional do Rio de Janeiro, mas ainda não encontrou seu hotel na Cidade Maravilhosa, acesse o site do Candeias, saiba como se tornar associado e ter acesso aos melhores hotéis e resorts do Rio de Janeiro e de diversas outras cidades brasileiras.

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: turismo-cultural, rede-integrada, clube-candeias, museus, cultura, rio-de-janeiro, historia


Veja também

Especial Dia do Consumidor: Já conhece o sistema de cashback do Clube de Vantagens?

Especial Dia do Consumidor: Já conhece o sistema de cashback do Clube de Vantagens?

Leia mais
Reservas para a Alta Temporada abrem amanhã (15/03)

Reservas para a Alta Temporada abrem amanhã (15/03)

Leia mais
Aniversário de Floripa: programação especial

Aniversário de Floripa: programação especial

Leia mais