O centro histórico do Rio de Janeiro, RJ: localização e principais atrações

O Rio de Janeiro continua lindo e não é à toa! A cidade é uma das mais visitadas do país por turistas de todo o mundo. A maioria dos visitantes se encanta com o Cristo Redentor, monumento símbolo, considerado uma das sete novas maravilhas do mundo. Isso sem falar no Pão de Açúcar, com passeio de bondinho, e no Carnaval, um dos maiores eventos culturais do Rio. Além de suas atrações naturais, o município tem diversos edifícios do Brasil Imperial, principalmente na região do centro histórico. Vale a pena fazer um passeio no Rio para conhecer mais sobre o período. Vamos dar algumas dicas de atrações imperdíveis, confira:

1) Praça XV e arredores: A Praça XV é bem movimentada, ficando próximo ao embarque das barcas que trazem passageiros de Niterói ao Rio de Janeiro. Os pontos de interesse próximos são a Igreja do Carmo, Arco do Teles, Espaço Cultural da Marinha, Chafariz Histórico e Paço Real. O local é bem acessível, dá para ir de ônibus.

2) Centro Cultural Banco do Brasil: O prédio centenário da Rua Primeiro de Março já foi a sede do Banco do Brasil e hoje é um espaço com exposições, cinema, museu e atrações culturais. No pavimento do Museu do Banco, há diversos objetos antigos da instituição e mobiliários da época. Também é possível ver cédulas, moedas e títulos do Brasil e outros países, de diferentes períodos.

3) Paço Real: Também chamado de Paço Imperial, o edifício já serviu como moradia de vice-reis e governadores do Rio de Janeiro. Após a chegada de D. João VI, o palácio recebeu o príncipe e parte da corte portuguesa. O Paço ainda serviu como local de atividades governamentais para D. Pedro I, anos depois.

4) Largo da Lapa: Um pouco além da região da Praça XV estão os Arcos da Lapa, atração conhecida também como Aqueduto da Carioca. A construção trazia água do Rio Carioca para o Largo da Carioca e seus chafarizes. À noite, a região é conhecida pela variedade de bares e casas noturnas dos mais variados estilos musicais, entre eles, o samba.

Para se hospedar bem no Rio de Janeiro e muitos outros destinos com economia e conforto, conte com o Candeias. O clube de turismo proporciona a seus associados vantagens como preços baixos em acomodações. Saiba mais sobre os benefícios que o clube no site http://www.candeias.com.br e planeje sua próxima viagem.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?