Os mais tradicionais teatros do Brasil

Foi no século XVI, época da colonização brasileira, que o teatro foi apresentado aos nativos indígenas. Na ocasião, os Missionários Jesuítas utilizavam a dramaturgia com o intuito de catequizar os índios, trazendo encenações das passagens bíblicas. Os chamados autos, nesse momento, eram montados e escritos por Padre Anchieta. O espetáculo mais conhecido dessa época foi o “Auto de Santiago” promovido por Jesuítas na Bahia.

Somente no século XIX, quando surgiu o movimento Romancista, o teatro brasileiro nasce. Os protagonistas desse feito foram os autores Gonçalves Magalhães, Martins Pena, o dramaturgo Artur Azevedo e o ator João Caetano. Em 1900, apesar da crise política do momento, o teatro passou a ter mais visibilidade e aceitação.

Durante a ditadura, várias manifestações foram silenciadas, o que levou muitos profissionais a abandonarem a arte. Mas houve resistência por meio, principalmente, do chamado teatro de revista. No final dos anos 70 e início dos 80, com o final do regime militar, o teatro ganha mais abertura e voz no Brasil, se firmam as primeiras companhias teatrais, e ocorre a construção de muitos locais para apresentações culturais.

Selecionamos uma lista dos mais tradicionais teatros do Brasil para que você possa conhecer um pouco mais da história e saber onde assistir os melhores espetáculos em todos os cantos do país. Confira!

Norte

Em Belém, no estado do Pará, encontra-se o Theatro da Paz. Ele é um verdadeiro monumento em estilo neoclássico, construído no auge do extrativismo da borracha na região norte. A obra, que durou dez anos (1868-1878), valeu a pena, pois é um dos prédios mais belos da região, requintado e elegante, tanto externa, quanto internamente.

Em Manaus, o turista encontra o Teatro Amazonas, também construído durante o chamado ciclo da borracha, tem mostras artísticas dos mais variados tipos.

Nordeste

Um dos locais de apresentação cultural mais importantes de Fortaleza, o Theatro José de Alencar, desde 1910, mostra os mais diversos espetáculos artísticos, como shows de música e peças teatrais. O teatro é aberto a visitações de terça a sexta-feira, das 09 às 17 horas. Nos finais de semana, o horário vai das14 às 17horas, recebendo turistas, grupos escolares e visitantes locais.

Em Maceió, no estado de Alagoas, se pode visitar o Teatro Deodoro, uma construção antiga, com amplo espaço interno que, por si só, já é um monumento.

Sudeste

Em Belo Horizonte – MG, o Teatro da Assembleia oferece exposições de arte, apresentações de dança, espetáculos musicais e de teatro. Outra opção é o Teatro Marília, referência na região em encontros de artistas e apresentações culturais diversas.

Ainda na Região Sudeste existe o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia, com apresentações artísticas e musicais e ainda o Teatro Municipal de São Paulo, um dos pontos de referências da cidade quando se trata de arte. Em funcionamento desde 1911 tem estilo de construção renascentista barroca.

Sul

Palco de várias apresentações, o Teatro Guaíra, localizado em Curitiba, no Paraná, tem dimensões faraônicas em estilo modernista, com 3 auditórios para exposições e espetáculos.

O Café Teatro São Pedro fica na capital Porto Alegre, construído em estilo neoclássico em 1858, foi cenário de manifestações de cunho político, artístico e religioso ao longo da história. Permaneceu fechado durante cerca de oito anos entre as décadas de 70 e 80. Atualmente é conhecido internacionalmente pelas apresentações de teatro, música e dança.

Planeje sua viagem

Para conhecer esses e outros teatros tradicionais do Brasil, conte com os serviços do Clube Candeias, o maior clube de turismo programado do Brasil. Assim, você pode viajar tranquilo e aproveitar o passeio sem preocupações. Saiba mais aqui.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?