Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Os melhores lugares para pescar no Brasil

A pesca é um esporte acessível e benéfico para o condicionamento físico, oferecendo destinos no Brasil, como o Pantanal, o litoral catarinense e paranaense. Saiba mais!

Por Admin

23/03/2017 14:31 | 6 minutos de leitura

Saiba onde desfrutar da pesca esportiva no Brasil

A pesca é um esporte bem acessível, do qual as pessoas podem participar independentemente de idade, compleição física e gênero. Basta exercitar a paciência e a tranquilidade, e ter vontade para praticá-la. A pescaria pode ter muitas vantagens, pois é um excelente exercício. Você precisará andar em busca do melhor lugar para pescar e terá que realizar movimentos para arremessar a vara.

Embora não seja o melhor exercício para perder aqueles quilinhos, já auxilia no seu condicionamento físico. Não oferece riscos para suas articulações, pois é atividade muito suave e de baixo impacto. Movimentar-se sempre faz a diferença para a saúde e bem-estar!

Também propicia momentos de reflexão, pois para praticar pescaria é inevitável o contato com a natureza, em um lugar calmo, o que também com contribui com a saúde mental. E claro, a pesca é entretenimento divertido, para efetivamente “sair da rotina”. O Brasil é abundante quando o assunto é água. Com farta quantidades de rios e um litoral imenso, o território nacional têm muitas opções de destinos com pescaria. Abaixo selecionamos alguns destinos para você conferir.

Pantanal Mato-grossense

Corumbá é uma cidade do Mato Grosso do Sul e, por estar às margens do Rio Paraguai, é ponto turístico perfeito para a pesca. É o símbolo do Pantanal Sul, unindo muita fauna e flora. Um dos passeios mais legais é pela Estrada-Parque: são 120 km de terra e 87 pontes de madeira, possibilitando um verdadeiro safári, onde você verá araras, tuiuiús, jacarés, capivaras e muitas outras espécies.

Na pescaria você poderá encontrar dourados, pintados, dentre outros. No quesito história e cultura, Corumbá também não fica para trás. O Casario Colonial de mais de duzentos anos, que foi restaurado é uma ótima pedida. O Museu de História do Pantanal tem em seu acervo grande leque de fotos, painéis e informações sobre a região. Os fortes antigos (Coimbra e Junqueira) permitem que se vejam canhões e arquiteturas diferenciadas. Os passeios proporcionam o resgate da historia e nos presenteiam com maravilhosas vistas panorâmicas. O artesanato regional é atração à parte e pode ser encontrado na Casa do Artesão.

A abundância natural de Bonito também é surpreendente. Oferece a prática de esportes aquáticos e radicais: rapel, boia cross, rafting no Rio Formoso; arvorismo, escaladas, trilhas e caminhadas, banhos de cachoeira na Boca da Onça, e os famosos mergulhos e flutuações em águas limpas e cristalinas no Rio Sucuri e no Rio da Prata, onde você poderá ver os peixes como piraputangas e curimbas bem de perto.

São destaques a Gruta do Lago Azul, um dos cartões postais de Bonito, pois quando o sol reflete na água que há na gruta ela fica em tom azul intenso. Embora a pesca seja proibida nos Rios Formoso e Prata a fim de preservar o meio ambiente, a pesca esportiva pode ser praticada no Rio Miranda, que fica nos arredores, onde é possível encontrar diversos tipos de peixes. A região também possui hotéis e pousadas que possuem tanques e lagos próprios para tal atividade. Prove iguarias como jacaré ao molho de alcaparras e pintado ao molho de urucum, pratos locais com sabores diferentes de tudo o que você já provou.

Litoral Catarinense

O Estado de Santa Catarina tem um dos litorais mais solicitados pelos turistas, com inúmeras praias, costas e rios. Um prato cheio para a pescaria, tanto para os profissionais quanto para os iniciantes, com opções de pesca de arremesso e oceânica, de dia ou à noite em Porto Belo, Itajaí e Piçarras. As águas frias são criadouros perfeitos para a truta, muito procurada na região. Já na Baía de Babitonga, o destaque é o robalo. Você também poderá encontrar dourados-do-mar, bonitos, atuns, cavalas e garoupas. Na mágica Ilha de Florianópolis têm anchovas e tainhas em abundância pelo menos uma vez ao ano. A região também oferece muitos pesque-pagues em açudes e lagos.

O turismo no litoral catarinense oferece diversas outras atrações, como belas praias próximas umas das outras, permitindo deslocamento rápido entre as cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Piçarras, Bombinhas e muitas outras, além de parques aquáticos e temáticos espalhados em várias cidades. Ainda, você poderá visitar os monumentos verdes de Corupá e fazer trilhas, caminhadas e camping. De outro lado, poderá usufruir das dunas de Garopaba. Em “Floripa” conheça a paradisíaca Ilha do Campeche e a Lagoinha do Leste, ou o Mirante 360º, em Bombinhas. O entretenimento noturno é farto e referência internacional, principalmente em Florianópolis, Balneário Camboriú e Itajaí, onde há famosos bares e casas noturnas.

Litoral Paranaense

O Paraná também pode oferecer bons locais para pesca. A Ilha das Palmas, situada entre a Praia da Fortaleza (Ilha do Mel) e a Ilha das Peças. O local comporta duas ilhas praticamente desertas, com muitos cascalhos e pedras, rochas submersas, costões e até um navio que afundou por ali. Outros destaques da região e que possibilitam a pesca são a Ilha da Banana, Ilha do Gerere, Pedra do Cachorro, Ilha das Cobras e várias mais. Na região são abundantes as pescadas-amarelas, garoupas, badejos, robalos, sargos e outros. É muito fácil e cômodo se deslocar para essas regiões das cidades famosas como Matinhos, Caiobá e Guaratuba, que na época de temporada de verão têm diversas atrações, shows, boa comida e estímulos à prática de exercícios físicos.

Planeje sua viagem e reservas com antecedência. Trace roteiros para otimizar o seu tempo. Esse fator é muito importante quando se tem a pescaria no roteiro, já que a pesca é divertida, mas exige locais que sejam seguros e tenham infraestrutura adequada para tanto. Informe-se sobre as normas para pescaria legal (períodos abertos à pesca, locais onde a atividade é proibida, quais espécies podem ser capturadas e quais estão em fase reprodutiva etc.) junto aos órgãos de proteção ambiental regionais para evitar constrangimentos e multas.

A pesca pode ser proibida por lei em determinados lugares com risco ambiental, e também durante a piracema, importante época em que os peixes nadam rio acima para realizar a desova e reprodução. A pesca de grandes quantidades de peixes durante a piracema pode afetar o equilíbrio de todo o ecossistema. Conscientize-se e ajude a conservar as belezas naturais do nosso país!

Venha fazer parte do maior clube de férias do mundo.

Informe seus dados e esteja um passo mais perto de aproveitar todos os nossos benefícios!

* todos os campos obrigatórios

Clube Candeias

A Rede Candeias possui diversas opções de acomodações confortáveis, econômicas e nos melhores lugares, com total estrutura para você e sua família, com destaques para:

  • Santa Catarina (Balneário Camboriú, Barra Velha, Piçarras, Bombinhas).
  • Paraná (Guaratuba e Matinhos).
  • Mato Grosso do Sul (Corumbá e Bonito).

Veja mais opções no nosso site.

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: litoral-paranaense, litoral-catarinense, pesca, clube-candeias, mato-grosso-do-sul, pantanal, esportes


Veja também

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Leia mais
Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Leia mais
7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

Leia mais