Os principais pontos arqueológicos do Brasil

O Brasil é riquíssimo em sítios arqueológicos, com áreas históricas e de preservação que oferecem inúmeras informações sobre a época.

Pesquisas arqueológicas descobriram indícios da existência humana há cerca de 50 mil anos no Brasil, isso se deu com o achado de sítios arqueológicos espalhados pelo país, onde se encontram indícios e registros do dia a dia dos homens pré-históricos. As gravuras (pinturas rupestres) eram feitas nas paredes das cavernas com sangue ou pigmentos resultantes de sumos de plantas e são verdadeiros documentos comprobatórios das relações sociais humanas da época, juntamente com restos de utensílios, ferramentas e construções. Saiba mais sobre os principais pontos arqueológicos brasileiros e programe sua viagem!

Piauí

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí é dirigido pela Fundação Museu do Homem Americano, em parceria com o IBAMA e classificado como patrimônio mundial da humanidade, de acordo com a UNESCO. Composto por 260 sítios arqueológicos, reunindo 30 mil pinturas rupestres, é o maior conjunto de pontos arqueológicos das Américas, onde também é possível encontrar outros resquícios de vida humana como tumbas e construções rudimentares.

Amapá

O Parque Arqueológico do Solstício, localizado no Amapá, reúne, além das gravuras rupestres, um conjunto de 127 pedras, dispostas em forma de círculo, revelando que já havia uma lógica de raciocínio na pré-história. O chamado círculo megalítico fica no ponto mais alto de uma colina e, segundo estudos, pode ter até 2 mil anos de existência.

Pernambuco

Com 30 sítios arqueológicos, o Parque Nacional do Catimbau, em Pernambuco, é o segundo em dimensão do Brasil. O que mais chama atenção no local são as diferentes formas e técnicas de pinturas rupestres.

Rio Grande do Sul

As descobertas no Sítio Arqueológico São João Batista, localizado na Região Sul, contêm ruínas que indicam a existência de cemitério, templo religioso e até mesmo instituição de ensino, sem falar em construções mais elaboradas como barragens e estradas, o que remete ao tempo das missões jesuítas.

Roraima

Com descobertas diversificadas, o Sítio Arqueológico Pedra Pintada apresenta cacos de cerâmicas, artefatos de uso diário e ferramentas. Localizado em Roraima, o sítio ainda conta com construções de túmulos.

Turismo programado

Para conhecer esses e outros sítios arqueológicos brasileiros e aumentar os seus conhecimentos antropológicos sobre os primeiros humanos habitantes do Brasil, você pode contar com os serviços do Clube Candeias, o maior clube de turismo programado do país. Acesse o site e saiba como tornar-se um associado e usufruir das vantagens que o Candeias oferece: www.candeias.com.br.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?