Parintins: a terra dos bois bumbás

O festival Folclórico de Parintins é uma das atrações turísticas da charmosa cidade de Parintins.

A cidade de Parintins está situada no estado do Amazonas, mais precisamente na ilha de Tupinambarana, às margens do rio amazonas, sendo considerada a segunda maior cidade do estado, com mais de 80 mil habitantes. Parintins é um dos pontos turísticos mais importantes do estado do Amazonas, sendo sede do festival folclórico de Parintins, uma das maiores atrações populares do Brasil.

Vermelho e azul

O festival teve início no ano de 1966 e consiste em uma disputa entre dois bois: o Caprichoso e Garantido. Com duração de três dias, o festival é dividido em duas cores, sendo a cor azul que representa a torcida do Boi Caprichoso, e a vermelha representante da torcida do Boi Garantido.

A festa é formada por uma mistura de teatro com vários personagens, muita dança e muita música durante toda a apresentação das duas equipes, e toda cidade parece entrar no clima de uma rivalidade amistosa. Milhares de pessoas fazem parte da preparação do evento, desde artistas, artesões, músicos e dançarinos, que envolve desde a confecção de roupas e alegorias até às musicas e danças embalados pelo som da envolvente toada.

Algumas regras são impostas às torcidas, como não vaiar em hipótese alguma a apresentação da equipe adversária, e durante a apresentação de uma das equipes, a torcida adversária deve se manter no mais absoluto silencio em sinal de respeito.

Atrações turísticas

A charmosa cidade de Parintins também oferece diversos pontos turísticos interessantes para quem deseja conhecer um pouco mais do estado do Amazonas:

  • Rio Uaiacurapá: entre os meses de agosto e fevereiro os turistas podem aproveitar as belíssimas praias fluviais de areia branca e aguas escuras;
  • Serra de Parintins: a Serra de Parintins que faz divisa com estado do Pará tem uma altitude de 152 metros. O maior atrativo é o chamado lago da Valéria;
  • Lago Macuricanã: um belíssimo lago formado por outros 40 lagos que só podem ser vistos no verão amazônico;
  • Catedral Nossa Senhora do Carmo: um belo tempo católico com uma torre em que se pode ter uma visão de boa parte da cidade de Parintins.

Clube de turismo

Não há nada melhor que viajar com conforto e se hospedar nos melhores hotéis do país. Os associados do Clube Candeias têm mais facilidade na hora de planejar uma viagem, pois a rede Candeias oferece uma ampla rede de hospedagem com preços imbatíveis. Visite o site https://www.candeias.tur.br/ e torne-se um associado.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?