Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Pratos típicos da culinária gaúcha

O que você acha de, na sua próxima viagem, aliar as mais belas paisagens do…

Por Admin

14/11/2016 07:01 | 3 minutos de leitura

O que você acha de, na sua próxima viagem, aliar as mais belas paisagens do Sul do Brasil, com o melhor da culinária típica regional? Se você gostou da ideia, já pode preparar as malas, pois o seu destino não poderia ser outro: o Rio Grande do Sul. Com uma vegetação abundante e um clima frio, semelhante àquele encontrado na Europa, os gaúchos têm muito orgulho de sua terra e das tradições que preservam de seus antepassados. Sempre acompanhados da erva mate, indispensável para a produção do chimarrão, o Rio Grande do Sul valoriza, e muito, a sua culinária, que é rica, saborosa e variada.

Ficou curioso e quer saber mais sobre os principais pratos típicos dessa região? Pois o Candeias, o maior clube de turismo programado do Brasil, te leva a uma viagem pelo melhor da culinária local. É de dar água na boca. Confira alguns pratos típicos:

1. Churrasco: Como não podia deixar de ser, o churrasco é, de longe, o prato mais preparado pelos gaúchos. Apesar de sua real origem ser desconhecida, muitos o associam aos países do Sul da América Latina, como o Uruguai, Argentina e o próprio Brasil. Feito com carne caprina, suína e bovina temperada, vindo dos animais encontrados nos Pampas, o churrasco consiste em assar com carvão vegetal e em uma grelha ou espeto, a refeição. Para acompanhamento, é tradicional a preparação de salada, farofa e o pão.

2. Arroz Carreteiro: Uma mistura de arroz com a carne de charque, o arroz carreteiro era muito consumido, antigamente, pelas pessoas que transportavam pesadas cargas com carroças puxadas pelos bois. Por isso o seu nome, provindo dos carreteiros. Um dos pratos mais populares de todo o Estado, a refeição é preparada em uma panela de ferro, que lhe garante um sabor ainda mais delicioso.

3. Pinhão: A vegetação gaúcha produz importantes ingredientes que garantem o preparo de muitas receitas saborosas. Um exemplo disso é o pinhão, que é encontrado em maio e em junho na região. Apesar da adição do mesmo em pratos diferenciados, o pinhão cozido em água quente com sal é a forma mais popular de consumo desse. Ainda, muitos optam por preparar o mesmo em uma chapa quente, como em um fogão à lenha. Porém, para quem prefere inovar, há ainda uma receita deliciosa e típica do Rio Grande do Sul, a paçoca de pinhão com carne assada. Muito preparada pelos índios que habitavam o local, a refeição é ideal para quem precisa de muita energia para enfrentar as tarefas do dia a dia.

4. Matambre recheado: O matambre recheado também leva na sua base carne, cortada em finas tiras e enrolada com recheio de salsinha, cenoura, pimentão moído, pimenta, ovos cozidos, azeite e sal.

5. Espinhaço de ovelha com aipim: A carne de ovelha também é muito consumida no Rio Grande do Sul. O espinhaço de uma ovelha se refere à parte que vai do lombo ao pescoço do animal, sendo dividida em pedaços para o consumo. Após, ainda é acrescentado o aipim, que forma uma espécie de caldo com cortes macios e saborosos.

E então, ficou com vontade de conhecer um pouco mais sobre esse estado maravilhoso? Visite o site do Candeias no www.candeias.com.br e tenha a melhor experiência turística e gastronômica que você e sua família merecem, e boa viagem!

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: pratos-tipicos, gastronomia, clube-candeias, clube-de-ferias, culinaria, rio-grande-do-sul, regiao-sul


Veja também

Especial Dia do Consumidor: Já conhece o sistema de cashback do Clube de Vantagens?

Especial Dia do Consumidor: Já conhece o sistema de cashback do Clube de Vantagens?

Leia mais
Detox digital em viagens: uma pausa para o mundo real

Detox digital em viagens: uma pausa para o mundo real

Leia mais
Outono ao ar livre: ideias para aproveitar ao máximo a estação

Outono ao ar livre: ideias para aproveitar ao máximo a estação

Leia mais