Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Pratos típicos da culinária paulista

A culinária paulista é muito rica e envolve uma série de ingredientes trazidos por imigrantes. Confira!

Por Admin

19/10/2016 07:07 | 2 minutos de leitura

A culinária paulista é muito rica e envolve uma série de ingredientes trazidos por imigrantes ou cultivados pelos índios. A mandioca, o milho e a batata são três exemplos, dos vários itens incorporados na nossa culinária.

O prato "Virado à Paulista" é uma das várias opções encontradas em São Paulo e surgiu na época da colonização do Brasil. Com uma mistura de feijão refogado com farinha de milho ou de mandioca, este prato acompanha bisteca ou costela de porco, linguiça, ovo frito, couve refogada, torresmo, arroz e banana empanada e frita. Esta é uma refeição completa, que alimentou os bandeirantes e alimenta até hoje os paulistanos na grande maioria dos restaurantes da capital e do interior.

Um grão que teve muita utilização na culinária foi o milho. Ele está presente em bolos, doces e nos mais variados pratos, como a canjica, a pamonha, curau, etc. A farinha de milho ou o fubá também é muito utilizado em pratos doces e salgados, como os bolos e as polentas.

Com a chegada dos imigrantes, outros pratos vieram e passaram a fazer parte do cardápio paulistano. Portugueses, italianos, japoneses e muitos outros povos trouxeram sua gastronomia, que passou a fazer parte da cultura alimentar da população paulista. Esse é o caso das pizzas e massas em geral, esfihas, quibes e até chás e cafés. Bolinhos, ensopados e caldeiradas são facilmente encontrados, além de algumas receitas com origem portuguesa, como é o caso do "Bolinho de Bacalhau". Um concurso que elege a melhor "comida de boteco" é bastante famoso e atrai muitos frequentadores para esses estabelecimentos. Bolinhos e petiscos de vários lugares de São Paulo são analisados e os vencedores recebem troféus.  A culinária do estado não se resume apenas a pratos tradicionais e doces. Os lanches também são muitos explorados em diversas regiões do estado. Dois lanches particularmente lembram São Paulo: o sanduíche de mortadela no Mercado Municipal e o lanche de pernil no prédio do "Estadão".

Entrando no site www.candeias.com.br, você conhecerá as vantagens de se associar ao maior clube de turismo programado do Brasil. O Candeias dispõe de estruturas completas para hospedar você e sua família no estado de São Paulo e em todo Brasil!

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: pratos-tipicos, gastronomia, sudeste, clube-candeias, culinaria, sao-paulo, regiao-sudeste


Veja também

Especial Dia do Consumidor: Já conhece o sistema de cashback do Clube de Vantagens?

Especial Dia do Consumidor: Já conhece o sistema de cashback do Clube de Vantagens?

Leia mais
Escolhendo o melhor meio de transporte para viajar

Escolhendo o melhor meio de transporte para viajar

Leia mais
Faz bem pra saúde: banho de cachoeira

Faz bem pra saúde: banho de cachoeira

Leia mais