Preserve a natureza: não jogue lixo nas estradas

Acumular lixo no carro é normal, especialmente durante viagens longas. O problema é quando precisamos descartar esse lixo. Jogar na estrada ou rodovia não é o correto. Além de ser um problema enorme para o meio ambiente esse tipo de atitude resulta em multas e outras penalidades.

Punições para quem joga lixo na estrada

Uma latinha no asfalto pode parecer pouca coisa para quem a jogou, mas para o meio ambiente dá muitos problemas. Por isso as autoridades brasileiras consideram esse tipo de atitude uma infração média. Quem cometê-la perde pontos na habilitação e também está sujeito à multa. Quando o volume de lixo deixado na rodovia é grande, o motorista infrator ainda corre o risco de ser processado por crime ambiental.

Consequências para a natureza

Resíduos deixados à beira da estrada causam acidentes e desastres ambientais. Até jogar comida pela janela do carro, que parece uma ação inofensiva, é um inconveniente. Animais silvestres são atraídos pelo alimento e podem ser atropelados ou causar acidentes graves entre os motoristas, por exemplo.

O caso de bitucas (guimbas) de cigarro é ainda pior. Quando elas são jogadas podem causar incêndios florestais que destroem regiões de preservação e geram danos ao patrimônio.

Nas cidades, os dejetos que ficam acumulados nas ruas e avenidas são arrastados para bueiros quando chove. O resultado são enchentes desastrosas que espalham doenças pelas águas e fazem com que famílias percam boa parte de seus bens.

A decomposição da maior parte dos resíduos descartados é outro gigantesco problema. O plástico leva mais ou menos 100 anos para conseguir ser decomposto, enquanto isso não acontece ele pode ser consumido por animais e levá-los à morte ou intoxicação alimentar.

O que fazer com o lixo?

Descartar os resíduos é algo bastante arriscado enquanto estamos viajando. O ideal é encontrar uma maneira alternativa para se livrar dos dejetos durante a viagem. Uma boa ideia é usar sacolinhas de lixo e deixá-las à mão para armazenar o que quiser jogar fora. Quando fizer uma parada para tomar um café ou ir ao banheiro, lembre-se de levar as sacolinhas com você e descartá-las no local adequado.

São atitudes simples que tornam sua viagem segura e sustentável, preservando o meio ambiente e prevenindo acidentes.

Confira mais dicas para viagens no site do Candeias. Acesse: http://www.candeias.com.br/


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?