Principais atrações do Carnaval de Ouro Preto 2018

Associação dos Moradores do Santa Cruz, Acadêmicos do São Cristóvão, Império do Morro Santana, Inconfidência Mineira – ESIM, Sinhá Olímpia, União Recreativa do Santa Cruz e Unidos do Padre Faria comandam a folia com suas potentes baterias.

Passadas as festas de fim de ano, a meta é se preparar para o carnaval. No Brasil, a festa tradicional toma conta de todas as regiões do país. Os mais famosos são o carnaval do Rio de Janeiro e de Salvador, mas muitas outras cidades oferecem opções de diversão nesse período.

Ouro preto é uma dessas cidades que se destaca nas comemorações carnavalescas. Se você está procurando um local para ir durante o carnaval 2018, conheça as principais atrações de Ouro Preto, que atraem milhares de pessoas para a cidade todo ano:

Dias de folia

De 08 a 14 de fevereiro a cidade histórica mineira receberá turistas vindos, principalmente, das regiões sudeste e centro-oeste. O carnaval em Ouro preto tem blocos tradicionais com mais de cem anos, como o Zé Pereira dos Lacaios e a Bandalheira, que já ultrapassa os quatrocentos anos.

Carnaval diferente

A cidade é conhecida também pela grande concentração de estudantes universitários. Eles dão a Ouro Preto um ar jovial e animado, que alegra ainda mais a festa. Isso acontece devido às centenas de repúblicas espalhadas por toda a cidade e elas são responsáveis por promover grande parte da programação do carnaval. Há repúblicas federais e particulares, as primeiras são cedidas pelas universidades aos alunos e as outras são imóveis particulares alugados.

Os visitantes podem fechar pacotes nas repúblicas com comida, bebida e acesso a shows, além de brindes como copos e camisetas personalizados. Um dos pontos fracos talvez sejam as acomodações, que são coletivas. Os serviços podem ser contratados pessoalmente, por telefone ou internet.

Blocos

Ouro preto tem como atrativo dois tipos de blocos de carnaval: os estudantis, que são promovidos pelas repúblicas e os tradicionais, organizados pela elite da cidade. Eles saem de uma concentração exclusiva para foliões pagantes, onde acontecem shows de funk, pagode e samba que vão do período da tarde até o início da noite. Depois, as pessoas seguem pelo centro histórico nos blocos que, nesse momento, são de acesso livre para todos os brincantes. À noite a programação segue com as chamadas festas das repúblicas e os shows na Praça Tiradentes.

Muitas repúblicas fecham parcerias com os blocos e fornecem as camisetas (abadás) que dão acesso aos eventos, elas são vendidas nos pacotes de hospedagem. Mas, se a república na qual você esteja hospedado não fornecer abadá, ele pode ser adquirido em locais de venda ou pela internet.

Escolas de Samba

Para os amantes do samba, Ouro Preto também não deixa a desejar. A cidade tem escolas de samba que desenvolvem o trabalho de preparação durante todo o ano e atuam em ações sociais dentro das comunidades. O tão esperado desfile é o ponto crucial do carnaval, quando a Praça Tiradentes é tomada pelas escolas do grupo especial com suas cores e espetáculos.

Associação dos Moradores do Santa Cruz, Acadêmicos do São Cristóvão, Império do Morro Santana, Inconfidência Mineira – ESIM, Sinhá Olímpia, União Recreativa do Santa Cruz e Unidos do Padre Faria comandam a folia com suas potentes baterias. As crianças também têm vez no carnaval de Ouro Preto, as escolas mirins se apresentam na Praça Tiradentes, perpetuando a tradição.

Hospedagem

Para quem busca mais conforto, a cidade de Ouro Preto oferece hotéis e pousadas com pacotes para o carnaval. De maneira geral, essas acomodações oferecem boa estrutura: são apartamentos com TV, eletrodomésticos, rede sem fio e ar-condicionado, além de serviços e café da manhã. Diferente das repúblicas, nesse caso, não há parcerias para shows, mas os hóspedes podem aproveitar os blocos e as festas adquirindo o abadá avulso.

Dicas importantes:

  • Por ser uma cidade histórica, Ouro Preto tem calçamento de pedras nas ruas e é composta por ladeiras. Então, escolha calçados e roupas confortáveis e leve sempre água.
  • Se você pretende ficar hospedado em república, leve somente o essencial, devido aos pequenos espaços de acomodação.
  • Para quem quer economizar, a dica é fazer as reservas e comprar as passagens antecipadamente, a preços mais baixos.

Não perca tempo, organize as suas bagagens e corra para curtir o carnaval de Ouro Preto. Não se preocupe com assuntos burocráticos, conte com os serviços do Clube Candeias e divirta-se. Clique aqui e saiba mais.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?