Principais países que não exigem visto de brasileiros

O visto é um documento que serve como autorização para entrada de turistas em alguns países, ele é válido por tempo determinado e para fins específicos.

Assim como o passaporte, o visto é um documento que serve como autorização para entrada de turistas em alguns países. Ele é válido por tempo determinado e para fins específicos. Quando um turista entra num território sem visto ou com essa autorização vencida, pode ser deportado para o seu país de origem. A mesma situação ocorre quando a atividade realizada não condiz com a especificada no documento. Sendo assim, se deportado, o viajante pode ser proibido de entrar no país novamente ou só poderá voltar depois de muito tempo.

O visto é um carimbo que fica junto ao passaporte e pode ser providenciado em agências de intercâmbio ou no próprio aeroporto do país de destino, de acordo com a legislação.

Quem não exige visto

Alguns destinos na América do Sul, como Argentina, Uruguai, Bolívia, Venezuela, Paraguai, Colômbia, Peru, Chile e Equador, não exigem visto de brasileiros e, também não solicitam nem mesmo o passaporte. Para entrar no país, basta possuir documento de identificação.

Atenção: antes de viajar é necessário conferir as exigências de cada um, pois as políticas de ingresso podem ser alteradas a qualquer momento.

É importante lembrar que a permanência sem visto nos países é permitida somente por um curto período de tempo, normalmente, de 90 a 180 dias. Se você pretende apenas visitar, não precisará de visto algum, mas se seu objetivo é morar, estudar ou trabalhar, é necessário se informar sobre os procedimentos na embaixada do país de destino. Outro detalhe importante é que somente esses nove países da América do Sul não exigem passaporte dos brasileiros, mas esse documento é necessário em todos os outros países.

Pelo mundo

Os brasileiros podem viajar por 153 países e territórios sem a exigência do visto, incluindo os já citados. Separamos abaixo os principais por regiões:

África: Conhecido por ser um dos berços da humanidade e possuir belas paisagens, nesse continente você pode visitar a África do Sul, Marrocos, Tunísia, Namíbia e Suazilândia, e alguns países muçulmanos ao norte.

Caribe: Além de possuir belas praias, essa região é muito conhecida pela sua culinária. Viaje por Barbados, Nicarágua, El Salvador, Costa Rica, Bahamas (por, no máximo, duas semanas), Panamá, Guatemala, República Dominicana, Jamaica e Honduras.

Europa: Aprecie a culinária local e a rica cultura e ainda visite vários países em pouco tempo pegando o trem. Os principais são: Grécia, França, Alemanha, Portugal, Islândia, Polônia, Dinamarca, Espanha, Áustria, Croácia, Reino Unido, Itália, Hungria, Holanda, Bulgária, Letônia, Rússia, Eslováquia, Bélgica, Irlanda e Luxemburgo.

Sul da Ásia e Extremo Oriente: Para conhecer parte da cultura do oriente, viaje sem visto para Hong Kong, Tailândia, Cingapura, Malásia, Filipinas e Coreia do Sul.

No México e na Nova Zelândia qualquer cidade pode ser visitada apenas com o passaporte.

Clube de vantagens

Uma das grandes vantagens de viajar para esses países, além de não pagar taxas da documentação, é não se preocupar com processos, muitas vezes, burocráticos. Se você deseja viajar com mais tranquilidade e economia, conheça o Clube Candeias, o maior clube de turismo programado do Brasil, que oferece as melhores opções de hospedagem em diversos. Clique aqui.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?