Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Principais pontos turísticos da Ilha do Mel

Local encantador, cheio de histórias e belas paisagens. Essa ilha paradisíaca está localizada bem próxima…

Por Marketing

16/02/2018 07:01 | 3 minutos de leitura

Local encantador, cheio de histórias e belas paisagens.

Essa ilha paradisíaca está localizada bem próxima ao litoral do estado do Paraná. A ilha possui 35 km para serem desfrutados e nela podemos encontrar lugares realmente incríveis! Com uma população pouco maior do que 1000 habitantes, a ilha, conhecida por ter o formato de uma baleia, é contemplada com belas praias, bastante verde e lindas grutas.

Seus habitantes são uma pequena comunidade dividida entre cinco locais distintos na ilha, que são: Nova Brasília, Fortaleza, Praia Grande, Farol e Encantadas. Os turistas normalmente se concentram mais em Nova Brasília e Encantadas, pois oferecem mais estrutura. Entretanto, encontramos resorts na região da Fortaleza e da Praia Grande, local onde muitas pessoas aproveitam para fazer eventos, como casamentos.

Trapiche

Saindo de Pontal do Sul ou de Paranaguá, a travessia até a Ilha do Mel é feita por embarcações que demoram 30 minutos (via Pontal) e uma hora e meia (partindo de Paranaguá). Antes de embarcar, confira seu destino: Encantadas ou Nova Brasília.

A simples chegada à Ilha do Mel já traz uma sensação maravilhosa, ao caminhar por ruas simples, de chão de areia, cercadas por pequenos muros rústicos de madeira e muitas árvores. É um local cheio de natureza e liberdade que proporcionam sossego e descanso.

Na região central são encontradas trilhas que levam a diferentes locais. Dessa forma, o turista pode optar por fazer seu tour pela ilha, andando pelas trilhas, ou dando a volta pelas praias, desde que a maré esteja baixa.

Pontos turísticos

Uma bela e antiga construção de XVIII, a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres foi construída com o objetivo de proteger o porto de Paranaguá, muito utilizado na época colonial para o embarque de grandes cargas e ouro, erva-mate e madeira. Patrimônio Histórico Nacional, a fortaleza foi utilizada na segunda guerra mundial, na Guerra dos Farrapos e também contra os corsários espanhóis.

A famosa Gruta das Encantadas é um local de arquitetura ímpar, esculpida pela mãe natureza. Estar lá dentro na hora de um pôr do sol é como olhar para um quadro com molduras assimétricas de pedra.

Para encarar o Farol das Conchas é preciso ter fôlego. Uma escadaria leva ao pico do morro, mas a vista lá de cima é inesquecível!

As belas praias

Para aqueles com espírito desbravador, uma praia especial: a Praia do Miguel. Uma praia deserta e com acesso por uma trilha a partir do Trapiche das Encantadas.

A Praia de Fora é muito frequentada por banhistas, pois tem uma extensa área, com dunas e bicas de água doce.

Outras praias também se destacam, como a Praia do Bananal, Morro Careca, Ponta de Cerca, Pontinha e outras que fazem parte do roteiro de muitos turistas.

Programe sua viagem

Na Ilha do Mel, você encontra o cenário de viagem para todos os gostos, tanto para os mais aventureiros quanto para quem busca relaxar. O Clube Candeias oferece o melhor em hospedagem. Torne-se um associado e desfrute das vantagens que o maior clube de turismo programado do Brasil possui. Saiba mais.

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: parana, paranagua, praias, ilha-do-mel, litoral-do-parana, ilhas, clube-candeias


Veja também

Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Leia mais
7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

Leia mais
Para o seu bem-estar: Hotel Recanto Business Center e Termas Romanas (RS)

Rio Grande do Sul

Para o seu bem-estar: Hotel Recanto Business Center e Termas Romanas (RS)

Leia mais