Quais são os cuidados que se deve ter na praia?

A maioria das pessoas gosta de ir à praia, tomar um banho de sol e mergulhar no mar. Mas esses momentos de descontração podem se tornar um pesadelo quando a pessoa não mantém cuidados com a pele, cabelo e a saúde, de forma geral. Nessa época, por exemplo, é comum praticar esportes na areia, como vôlei, ou mesmo, uma corrida. Contudo, é essencial muita atenção durante essas práticas. O fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), afirma que uma corrida, quando não executada de forma prudente, pode trazer lesões. “Isso acontece porque a pessoa costuma ter uma pisada mais intensa, por causa da resistência da areia fofa”, afirma. O especialista indica correr em areia mais dura, onde o passo não ganha toda essa intensidade.

Filtro solar

Além dessas questões, as pessoas também não podem abrir mão do protetor solar, sendo importante reaplicá-lo a cada duas horas e após sair do mar. Mas é importante que a pessoa utilize produto que garanta proteção UVA e UVB, além de evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h. Para Alexandre Pereira dos Santos, farmacêutico e doutor em Ciências da Saúde, os melhores horários são sempre antes das 10h e após às 16h, pois os raios solares não estão tão agressivos. Outros cuidados também são importantes como: usar óculos que garantam proteção contra os raios dos sol, manter dieta balanceada e saudável, hidratar a pele após a exposição solar e beber muita água.

Cabelos e pele danificados

As madeixas precisam também ser cuidadas, o ideal é lavá-las após sair do mar e mantê-las hidratadas. A água do mar pode contribuir para danificar a pele também, causando ressecamento à epiderme. Segundo SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), é essencial utilizar um bom hidratante facial que ajude a manter a quantidade de água na pele entre 10 a 30%.

Cuidado com as micoses

A SBD também alerta para as micoses na pele, cabelos e unhas. Para evitar esse quadro, a melhor alternativa é manter a higiene, como evitar ficar por muito tempo com os trajes de banhos molhados. Por isso, é essencial se secar bem após o banho de mar, se lavar com sabonete e xampu (para os cabelos), assim que possível e procurar usar calçados sempre ventilados.

Dica de lazer: Candeias

E para aproveitar bons momentos de lazer em família, conheça a infraestrutura e atrações disponíveis no clube Candeias. Para mais informações, acesse: http://www.candeias.com.br/.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?