Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Que tal pescar no Pantanal sul-mato-grossense?

Confira tudo que você precisa saber para pescar no Pantanal sul-mato-grossense.

Por Marketing

07/04/2023 16:00 | 5 minutos de leitura

Confira tudo que você precisa saber para pescar no Pantanal sul-mato-grossense

pesca-esportiva-clube-candeias

Que tal se aventurar na pesca das águas do Pantanal sul-mato-grossense? A pesca esportiva, que é muito comum no local, proporciona momentos de lazer, aventura e muita união em família.

O Pantanal é uma das regiões favoritas para os amantes da pesca. Nesta região encontramos vários rios, afluentes, além de, aproximadamente, 250 espécies de peixe.

Saiba tudo que você precisa para planejar a sua pesca no Pantanal!

A pesca no Pantanal

corumba-ms-pantanal-clube-candeias
Ponte sobre o Rio Paraguai em Corumbá (MS)

O Pantanal é uma das regiões mais procuradas para pesca esportiva devido à grande variedade de espécies de peixes encontradas na região. Algumas cidades são referência na prática, como Corumbá, no extremo oeste do estado do Mato Grosso do Sul.

A cidade de Corumbá é a porta de entrada deste bioma e também é considerada a Capital do Pantanal. Corumbá é margeada pelo Rio Paraguai, um dos maiores da América do Sul, que contempla Pacus, Jaús, Pintados, Piranhas, Dourados e muitas outras espécies de peixes.

Outra cidade muito procurada para a pesca no Mato Grosso do Sul é Porto Murtinho, no sudoeste do estado. Ela é conhecida como a Capital da Pesca Esportiva. Seus principais rios são Paraguai, Perdido, Apa, Tereré e Amonguijá. A cidade também possui diversidade de riachos e baías que concentram cardumes.

Venha fazer parte do maior clube de férias do mundo.

Informe seus dados e esteja um passo mais perto de aproveitar todos os nossos benefícios!

* todos os campos obrigatórios

Período de pesca

No período de março a maio, a principal opção de pesca na região é o peixe Pacu. Além disso, nesta época a temperatura na região é muito elevada, além de um clima extremamente seco, sem chuvas.

Em relação aos meses de junho e julho, o nível da água do Rio Paraguai está mais baixo e neste período a principal pesca é a de fundo, que inclui espécies como Jaú, Pintado, Surubim, entre outras. A temperatura é mais amena nesta época do ano.

Em agosto e setembro o rio atinge o seu leito normal, e as principais espécies de peixe são as mesmas de junho e julho, incluindo Pacu. Outubro, último período da pesca, favorece todas as espécies de peixe.

Vale ressaltar que a pesca do peixe Dourado foi proibida desde 2019. A medida tem duração de 5 anos e proíbe a captura, o embarque, o transporte, a comercialização, processamento, a industrialização e a guarda da espécie. O objetivo desta lei é preservar o Dourado e promover o repovoamento da espécie nos rios brasileiros.

Atenção à Piracema

peixes-pesca-esportiva-clube-candeiasSe você pretende pescar no Pantanal, precisa saber que, apesar da pesca esportiva ser permitida, existem algumas restrições. Por exemplo, é proibido o uso de redes e outras armadilhas, além de limitações quanto ao tamanho e quantidade de peixes que podem ser capturados.

É importante também respeitar as normas de preservação ambiental, evitando a pesca em áreas de proteção e respeitando as épocas de reprodução dos peixes. Este período é conhecido como Piracema e ocorre entre novembro e fevereiro.

Piracema, palavra de origem tupi, significa “subida do peixe”, que é o movimento que os peixes fazem ao subirem até as nascentes dos rios para se reproduzirem, indo contra a correnteza. Para o sucesso da reprodução das espécies, é importantíssimo respeitar este período. Além disso, a prática do esporte durante a Piracema é considerada crime ambiental.

Autorização

Além das restrições que você acabou de ler, para pescar no Pantanal, é necessário uma autorização Ambiental para Pesca Amadora ou Desportiva. A autorização é uma carteirinha emitida pelo Imasul (Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul).

Este documento permite que o pescador capture e transporte o peixe – observando, claro, as restrições que você já leu anteriormente. Para mais informações, acesse a página do órgão responsável disponível aqui.

Candeias Gold Fish

Para curtir e aproveitar a pescaria no Mato Grosso do Sul, reserve a sua hospedagem no Candeias Gold Fish, que oferece tranquilidade, lazer, diversão, além de preços econômicos. Localizada na cidade de Corumbá, a unidade leva este nome em homenagem ao peixe Dourado.

São mais de 80 quartos confortáveis e amplos. As áreas de lazer incluem piscina, sala de jogos e playground. E de manhã, a unidade oferece um saboroso buffet de café da manhã com pães, doces, frutas, bebidas e muito mais.

candeias-gold-fish-corumba-mato-grosso-do-sul-clube-candeias

Garanta momentos incríveis para você e sua família

No Pantanal, no Litoral ou na Serra Gaúcha? Conte conosco! Estamos nos melhores destinos do país.  Atualmente, são mais de 30 unidades espalhadas pelo Brasil e mais de 500 mil opções de hospedagens ao redor do mundo com a rede integrada. Conheça melhor o nosso clube e não perca a oportunidade de se associar. Fale conosco para saber mais!

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: corumba, pantanal, pesca, piracema, candeias-gold-fish, clube-candeias, mato-grosso-do-sul


Veja também

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Leia mais
Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Leia mais
7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

Leia mais