O Brasil é referência mundial em turismo ecológico e de contato com a natureza. E não seria diferente para a prática do montanhismo. No nosso país as altitudes dos picos e montanhas não estão entre as mais altas do mundo. Apesar disso, a diversidade natural apresenta mirantes naturais esplêndidos para os aventureiros.
No Brasil, grande parte dos picos são médios, mesmo o Pico da Neblina (o mais alto do Brasil), que fica no estado do Amazonas. A grande variedade de montanhas no país apresenta diferentes níveis de dificuldade, particulares de cada uma. Com isso em mente, listamos 10 picos e montanhas para quem gosta de se aventurar:
1- Pico Paraná
Ponto mais alto no Sul do país, é um dos mais cobiçados dos montanhistas. No entanto, por ser uma trilha difícil, é indicada apenas para os mais experientes. Fica entre Antonina e Campina Grande, no Paraná.
2- Dedo de Deus
Cheia de significados, é símbolo do montanhismo brasileiro. O pico de beleza extraordinário é de alta exigência técnica e alcançado por praticantes já com grande experiência. Localiza-se em Guapimirim, no Rio de Janeiro.
3- Pico do Papagaio
Em Aiuruoca, Minas Gerais, com 2.105 metros de altitude, é uma das principais formações rochosas que fazem parte da Serra da Mantiqueira. De dificuldade moderada, é preciso ter alguma experiência em trilhas.
4 – Pico da Bandeira
No limite entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, fica a terceira maior montanha do país: o "Pico da Bandeira", de aproximadamente 2.892 metros de altitude. Apresenta dificuldade moderada, por isso, pede algum preparo físico.
5 – Morro do Couto
No mais antigo parque em território nacional, o Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, é uma das 10 montanhas mais altas do Brasil com 2680 metros. A partir do topo é possível avistar uma cadeia de morros impressionantes.
6- Pico Cabeça de Dragão
Essa montanha com mais de 2000 metros de altitude, tem acesso a partir da cidade de Nova Friburgo (Rio de Janeiro) – local muito famoso por práticas de escalada em rocha. É indicada para iniciantes.
7- Pedra da Gávea
Um clássico brasileiro, é um dos picos mais populares do Brasil. Do alto dessas gigantescas pedras é possível ter uma visão incomparável da cidade do Rio de Janeiro. De dificuldade moderada, pelo trecho em que se sobe a famosa Carrasqueira, aconselha-se a presença de alguém experiente em escalada.
8- Pico das Agulhas Negras
Ponto mais alto do Estado do Rio de Janeiro, o Pico das Agulhas Negras também está entre as 10 mais altas do Brasil. Aconselha-se a companhia de um profissional em escalada. Um dos motivos de ser tão apreciada pelos montanhistas, além da grande altitude, é sua aparência rochosa e única.
9- Serra do Lopo
Em Extrema, divisa entre São Paulo e Minas Gerais, está uma das trilhas mais recomendadas para os iniciantes em montanhismo. Por seu platô, a caminhada é bem simples e fácil, permitindo fácil acesso a seus mirantes de lindas paisagens.
10- Poço das Moças
Região de cachoeiras em Paranapiacaba, distrito de Santo André, em São Paulo, o Poço das Moças é um poço de cerca de cinco metros de profundidade no meio da mata atlântica. Com grande proximidade com a capital paulista, é uma caminhada simples, mas que exige algum preparo físico.
Programe sua viagem
Um dos itens de planejamento de uma viagem de montanhismo é definir onde se hospedar. O Clube Candeias é referência no Brasil quando o assunto é hospedagem. Além da rede integrada com mais de 500 mil opções de hospedagem pelo mundo, também disponibiliza dezenas de unidades próprias, espalhadas em diversas cidades brasileiras.
Para mais informações, clique aqui.