Ainda tem dúvida sobre a bagagem de mão?

Saiba mais sobre as regras e a fiscalização.

Uma das grandes dúvidas das pessoas que viajam de avião é a respeito das bagagens de mão. O que pode ser levado? Quais são as principais regras? Há custo para levar? Essas são apenas algumas das mais recorrentes perguntas sobre o tema.
Para esclarecer de vez todos os questionamentos, preparamos esse texto respondendo as principais dúvidas sobre a bagagem de mão. Confira!

O que é bagagem de mão?

É toda bagagem transportada a bordo do avião pelos passageiros. Ao contrário das malas, por exemplo, elas não são despachadas e colocadas no porão da aeronave.

As bagagens de mão são levadas pelos passageiros e podem ficar nos compartimentos acima dos assentos ou no espaço abaixo das poltronas.

São consideradas bagagens de mão as bolsas de mão ou maletas, sobretudos e cobertores, guarda-chuvas sem ponta, materiais de leitura e mochilas que possam ser guardadas embaixo do banco de passageiros.

O que pode levar na bagagem de mão?

Objetos de uso e necessidade imediata, como eletrônicos (notebooks, filmadoras etc), dinheiro, documentos, produtos de higiene e saúde, toalhas de rosto e alimentos bem acondicionados podem ser levados na sua bagagem de mão. Outros itens como eletrodomésticos e instrumentos musicais pequenos e embalados, além de materiais esportivos como bolas (murchas), raquetes e nadadeiras, também são permitidos.

O que não pode levar na bagagem de mão?

Há itens que não podem ser transportados como bagagens de mão. Armas, sejam elas de fogo, brancas, de pressão ou químicas, não podem ser levadas. Objetos como machados, estiletes, tesouras e facas também são proibidos. Substâncias químicas, tóxicas e explosivas são outros elementos que não podem, em hipótese alguma, estarem contidas na bagagem de mão.

Quais as principais regras sobre bagagem de mão?

De forma geral, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) definiu 10 kg como limite de peso para voos internacionais e nacionais. Se passar disso, a bagagem precisará ser despachada.

Cada companhia aérea possui suas regras quanto ao tamanho das bagagens. Saiba quais as dimensões definidas por cada empresa aérea para as bagagens de mão:

• Azul – Bagagem com dimensão de 35 x 25 x 55 cm ou 115 cm no total

• Gol – Bagagem com dimensão de 35 x 25 x 55 cm

• LATAM – Bagagem com dimensão de 35 x 25 x 55 cm

Ao comprar sua passagem, consulte o site da companhia aérea escolhida para verificar se há outros detalhes a respeito do que pode ser levado ou não e as regras específicas para bagagens.

E, afinal de contas, quanto custa a bagagem de mão?
Não há despacho para bagagens de mão, o que faz com que os passageiros possam levar gratuitamente, desde que, dentro das regras mencionadas anteriormente nesse texto.

Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, chegou a hora de planejar sua viagem. Sabia que viajar fica muito mais simples quando você se associa ao Clube Candeias?

O maior clube de turismo do Brasil oferece inúmeras vantagens, como por exemplo, unidades próprias espalhadas pelo Brasil, rede integrada garantindo mais de 500 mil opções de hospedagem em todo o mundo, um atendimento personalizado e muito mais. Ficou curioso? Clique aqui e confira todas as informações!




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?