As delícias da culinária da região centro-oeste

Certamente, você deve conhecer o Centro-Oeste pelo Pantanal, Planalto Central ou ecoturismo nos biomas da região. Mas já parou para pensar nas delícias típicas de lá e quais as tradições no que diz respeito à culinária dos seus estados?

Quando viajamos, buscamos, não somente o relaxamento e o prazer de conhecer novas paisagens e pessoas, mas, também, a cultura que envolve o lugar, seja em viagens nacionais ou internacionais. E nada melhor do que conhecer a cultura pelo que mais gostamos: a gastronomia! E no Centro-Oeste, o pessoal sabe cozinhar de uma maneira espetacular! Confira algumas sugestões:

Se você vai visitar a região, não pode deixar de provar o arroz com pequi. O pequi é um fruto específico do cerrado, que pode ser servido junto com o arroz ou outras comidas, na forma de fruto inteiro ou somente a polpa. Ele tem esse nome porque é proveniente do tupi e significa “pele espinhenta”. Pode ser consumido com arroz após ser cozido, e tem muitas qualidades nutricionais. Por exemplo, é rico em vitamina C e carotenoides.

Outro prato muito famoso é a galinhada com pequi. A galinhada com pequi é mais vista em Goiás, que também disputa a origem do prato com Minas Gerais.

Uma das receitas mais famosas da região, especialmente do Mato Grosso do Sul, é o pacu assado e recheado. O pacu é um peixe muito encontrado no local, devido à grande presença de rios que circundam os estados. Ele pode ser recheado e assado de diversas formas, com linguiça, batata, legumes, páprica picante, entre outros. Além, é claro, de ser uma ótima fonte de nutrientes para uma alimentação rica, tendo bastante vitamina A.

E não poderia deixar de citar o Caribéu Pantaneiro. O prato é típico das regiões rurais do Centro-Oeste, e, como o próprio nome diz, é do Pantanal. De origem indígena, o prato é um guisado de carne com mandioca. Os portugueses e espanhóis que exploravam a região, substituíram a carne pelo charque – a famosa carne seca. Hoje em dia, é o prato favorito dos peões quando vão levar os rebanhos para outras regiões do Pantanal.

E aí, ficou com água na boca?

Para provar esses pratos maravilhosos, conte com o Clube Candeias, que dispõe de unidades próprias no Mato Grosso do Sul, para que você possa conhecer as comidas típicas da região, sem deixar de lado as belezas naturais de um dos biomas mais lindos do Brasil!

Nas unidades próprias você se hospeda junto com toda a sua família, em casas e apartamentos mobiliados para até 10 pessoas.

Clique aqui e saiba mais.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?