As melhores praias para curtir em Trancoso-BA

Uma boa dica é aproveitar o período de isolamento social para planejar com calma e carinho uma visita a esse local deslumbrante.

Trancoso é um distrito municipal de Porto Seguro, situado no litoral do estado da Bahia. Sem dúvida alguma, as suas praias estão entre as mais belas e surpreendentes desta região, tradicionalmente conhecida como Costa do Descobrimento (Sul Baiano).

São inúmeros os encantos da vila: areia branca e macia, águas transparentes de coloração azul-turquesa, falésias, recifes de corais, piscinas naturais para um banho relaxante, mata nativa preservada, pratos típicos de pescado ou frutos do mar e um centro histórico (o famoso Quadrado) que, além de ser puro charme, proporciona uma sensacional vista panorâmica.

As praias têm características muito variadas e, por isso, costumam atender às expectativas de todos os tipos de turistas: famílias com crianças, casais em lua de mel, jovens à procura de badalação, aventureiros, surfistas, etc.

Abaixo uma seleção com as cinco melhores praias desse verdadeiro paraíso chamado Trancoso:

Praia dos Nativos

A Praia dos Nativos é uma das mais procuradas e badaladas da vila, devido à sua localização central e ao fato de alocar um clube famoso logo na sua entrada. Ela fica tão pertinho do centro histórico que é possível contemplá-la por inteiro no Mirante da Praça do Quadrado. Conta com infraestrutura completa, disponibilizando várias opções de bares, restaurantes e pousadas.

As águas do Rio Trancoso desaguam ali, formando lagoas naturais deliciosas para banho. Vale frisar que a praia também é procurada por surfistas, sobretudo quando a maré está alta. Mas, em geral, é um lugar gostoso para sentar nas barracas à beira-mar e apreciar a paisagem propiciada pela faixa de areia que divide águas doces e salgadas.

Praia dos Coqueiros

É a que tem mais fácil acesso e melhor infraestrutura de Trancoso. De maneira oposta à Praia dos Nativos, a Praia dos Coqueiros é ideal para famílias com crianças pequenas, assim como para quem está em busca de tranquilidade e relaxamento.

Isso se deve não só ao mar de águas calmas e frescas, como à sombra dos coqueirais na beira da praia que tornam o cenário paradisíaco. Apesar de estar bem próxima do centro (descendo uma ruazinha de terra da Praça do Quadrado) e de ser ponto de importantes hotéis e restaurantes, a Praia dos Coqueiros não costuma ficar muito lotada.

Praia do Espelho

A Praia do Espelho é apontada, inclusive por jornais internacionais de renome, como uma das mais bonitas do Brasil. Sua beleza estonteante deriva da presença de inúmeras piscinas naturais formadas por coloridos corais, de coqueiros e falésias avermelhadas de rochas sedimentadas.

Fica cerca de 20 km de distância do centro e seu acesso é por estrada de terra. É uma ótima opção para ir com crianças e para casais recém-casados que desejam passar dias românticos e de descanso à dois.

Praia do Rio da Barra

Está ao norte de Trancoso, cerca de 5 km do centro. Para aqueles com disposição, é possível chegar nela por meio de uma caminhada de 40 minutos partindo da Praia dos Nativos.

Ponto de encontro do rio (de mesmo nome) e do mar é uma praia lindíssima, exclusiva e frequentemente deserta. Também cercada por grandiosas falésias que, vale frisar, foram descritas por Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal na ocasião do descobrimento das terras brasileiras.

Praia do Rio Verde

Localizada a 30 minutos de caminhada da Praia dos Coqueiros, encontra-se a Praia do Rio Verde. Bem sossegada, águas cristalinas e calmas, vegetação intocada no seu entorno, pouco movimento de turistas e um visual que não deixa a desejar para nenhuma outra praia dessa lista.

O Sul da Bahia está carregado de história, cultura e muitas belezas naturais e, definitivamente, Trancoso não pode faltar no roteiro de quem quer conhecer o Brasil.

Uma boa dica é aproveitar o período de isolamento social para planejar com calma e carinho uma visita a esse local deslumbrante.

Outra dica de ouro é conhecer o Candeias, o maior Clube de Férias do mundo!

Além de possuir unidades próprias em varias cidades brasileiras, oferece ao associado uma rede integrada de hospedagem com mais 500 mil opções, espalhadas por todo o continente.

O Clube Candeias torna as férias inesquecíveis, aliando qualidade e economia.

Acesse o site e obtenha mais informações.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?