As melhores trilhas para os aventureiros

Fazer uma trilha é uma experiência inesquecível de imersão na natureza, além de uma ótima oportunidade de fugir da agitação da cidade e conhecer destinos turísticos incríveis.

O Brasil é privilegiado no que diz respeito à quantidade e à diversidade de belezas naturais. São inúmeras paisagens deslumbrantes, espalhadas por todo o território, com características geológicas, de fauna e de flora bastante específicas. Assim, para aqueles que gostam de ecoturismo, nosso País é realmente um prato cheio!

Abaixo, uma lista com 7 opções de trilhas brasileiras perfeitas para os aventureiros de plantão:

Travessia dos Lençóis Maranhenses (MA)

Os Lençóis Maranhenses são um dos destinos mais procurados por turistas do Brasil e do mundo e a melhor forma de conhecer esse paraíso é percorrendo-o de ponta a ponta. A trilha leva de três a cinco dias para ser cumprida e tem início na cidade base de Barreirinhas. Os principais atrativos do lugar são as lagoas da Gaivota e Bonita, o povoado de Atins, o Rio Preguiça e, claro, as famosas dunas!

Travessia do Vale do Pati (BA)

O Vale do Pati está situado em meio ao Parque Nacional da Chapada Diamantina. Sua travessia é considerada a mais bela e completa da América do Sul, pois propicia ao visitante a oportunidade de explorar todas as inúmeras riquezas naturais da região, tais como mirantes, platôs, cachoeiras, piscinas naturais e cavernas. O tempo para completar a trilha é de aproximadamente dois dias.

Pico das Agulhas Negras (RJ)

O Parque Nacional do Itatiaia abarca um território que vai do Rio de Janeiro até Minas Gerais. É famoso devido às suas formações rochosas esculpidas ao longo de muitos anos. O percurso para chegar ao Pico das Agulhas Negras soma cerca de 11 km, contabilizando ida e volta. A trilha é considerada de dificuldade elevada, sobretudo a parte final, mas a impressionante vista do cume de 2.790 metros de altitude faz todo esforço valer a pena!

Trilha do Rio do Boi (RS/SC)

A trilha do rio do Boi ocorre no interior do Parque Nacional do Aparados da Serra, na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O parque abriga imensos desfiladeiros, cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas. No trajeto que acompanha o Cânion Itaimbezinho, os caminhantes contemplam a diversidade da flora e fauna local e, ao final, recebem um verdadeiro presente: a vista das cachoeiras Véu de Noiva e das Andorinhas.

Monte Roraima (RR)

O Monte Roraima apresenta um relevo considerado raro, em formato de mesa, de topo plano e paredes verticais. Ele está localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana e é repleto de paisagens deslumbrantes como vales, mirantes, cachoeiras e piscinas naturais. O acesso à trilha se dá exclusivamente pelo município de Santa Elena de Uairén, na Venezuela. Para alcançar o cume, demora-se cerca de um dia e meio, mas o passeio pelo topo costuma levar de seis a doze dias, em razão dos inúmeros atrativos para explorar.

Trilha das Sete Quedas (GO)

Essa travessia tem extensão de 23 km e o seu trajeto é tido como o mais bonito da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. As águas do rio Preto, cercadas pela vegetação de cerrado, formam deliciosas quedas d’água. Antes de chegar propriamente na Cachoeira das Sete Quedas, há possibilidade de se banhar na passagem do rio Preto e no Cânion 1.

Travessia Alto Palácio (MG)

A trilha, de nível moderado, percorre 40 km em meio ao Parque Nacional da Serra do Cipó, no estado de Minas Gerais. O Travessão, encontro das águas do rio Doce com o rio São Francisco, é um espetáculo imperdível. Durante o caminho, os visitantes desfrutam igualmente do lindo cenário formado pelos morros da região, em especial a Pedra do Elefante, a Serra do Caraça, o Pico da Lapinha e o Breu.

Clube de férias

Para explorar as melhores trilhas brasileiras, conte com o Clube Candeias. Considerado o maior clube de férias do mundo, oferece uma série de vantagens aos seus associados.

Além de unidades próprias, em grandes destinos turísticos do país, possui uma rede integrada com mais de 500 mil opções de hospedagens espalhadas pelo mundo, programa de recompensas e muito mais.

Mais informações aqui.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?