Atrativos turísticos de Prudentópolis, no Paraná

Famosa por suas grandes cachoeiras, como a Salto São Francisco, Prudentópolis conta com uma diversidade de canyons e quedas d’água.

Localizado na região centro-sul do Paraná, a cidade de Prudentópolis fica a apenas 200 km de Curitiba, a capital do estado. Famosa por suas grandes cachoeiras, como a Salto São Francisco, Prudentópolis conta com uma diversidade de canyons e quedas d’água, além da rica cultura ucraniana – que está presente em diversas partes da cidade.

Passeando pelo local, é possível visitar museus e igrejas de rito ucraniano, que contam um pouco da história dos antigos habitantes da cidade e encantam os turistas com belas arquiteturas de encher os olhos.

Veja alguns lugares para visitar em Prudentópolis e aproveitar cada minuto da sua viagem por esse lugar fantástico:

Igreja Matriz de São Josafat

A Igreja Matriz de São Josafat, construída entre os anos 1922 e 1932, é considerada uma das igrejas mais belas do Brasil. A construção possui uma arquitetura baseada no estilo ucraniano, conferindo beleza e forma diferenciada entre os outros prédios da região. Foi tombada como patrimônio artístico e cultural do estado do Paraná pela Secretaria de Cultura do Estado, em 1979.

O local celebra missas em ucraniano aos domingos, às 10h, oferecendo uma experiência de como é estar na Ucrânia sem precisar sair do Brasil.

Salto São Francisco

Para os amantes da natureza, o Salto São Francisco é parada obrigatória. Contando com cerca de 196 metros de queda livre, o local é conhecido como uma das maiores cachoeiras do país e a maior da Região Sul.

A cachoeira está localizada em uma área de preservação ambiental entre as cidades de Prudentópolis, Guarapuava e Turvo, com entrada gratuita para o parque. O caminho para o Salto São Francisco é feito por meio de uma trilha rápida e simples, com diversos mirantes ao longo de sua extensão, que possibilitam apreciar as belas paisagens de tirar o fôlego.

Museu do Milênio

O Museu do Milênio é o destino certo para quem deseja aprender mais sobre a história da cidade e obter detalhes sobre a imigração ucraniana no Estado.

O local possui em seu rico acervo, registros sobre a chegada dos imigrantes ucranianos no Brasil, além de móveis e outros objetos que contam ao visitante um pouco de como esse povo se estabeleceu em nosso país.

Salto São Sebastião

O Salto São Sebastião é uma das cachoeiras mais belas da região de Prudentópolis, com cerca de 126 metros de altura, com uma paisagem exuberante, estando frente a frente com outra cachoeira, o Salto Mlot, que conta com 110 metros.

Para chegar à base do Salto São Sebastião, é necessário encarar uma trilha de aproximadamente 2 km de extensão, porém, quem não desejar descer até a base, pode admirar a paisagem por meio dos mirantes localizados a poucos metros do local.

Salto São João

O Salto São João é um dos atrativos mais impressionantes de Prudentópolis, sendo um dos cartões-postais da cidade. Contando com 82 metros de altura, o local possui dois mirantes que proporcionam uma bela vista do Rio São João.

O primeiro mirante possui acesso para pessoas com mobilidade reduzida, com trajeto curto. Já para chegar ao segundo mirante, é preciso atravessar uma trilha com 1100 metros de extensão, com uma escadaria ao final.

Planeje sua viagem

Agora que você já conhece as melhores atrações de Prudentópolis, que tal programar sua viagem com o Clube Candeias? Os associados do Clube possuem inúmeras vantagens, como uma rede integrada com diversas opções de hospedagem, além de plataforma online e atendimento cinco estrelas.

Conheça o site e saiba mais!




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?