Belas paisagens para curtir no Morro de São Paulo

O Morro de São Paulo é um lugar paradisíaco, uma pequena vila a poucos quilômetros de Salvador e que encanta seus visitantes com cenários deslumbrantes.

Está localizado no Arquipélago de Tinharé, distrito da cidade de Cairu. A simplicidade local tem atraído cada vez mais pessoas que se encantam pelos seus principais atrativos turísticos: as belas praias:

1. Primeira Praia

É a mais perto do centrinho, por isso leva este nome. A infraestrutura é pouca, sem muitos quiosques ou restaurantes. Apesar da faixa estreita de areia, é uma praia muito visitada. Lá fica a famosa tirolesa do Morro de São Paulo.

2. Segunda Praia

De todas as praias é a mais concorrida. Há aluguel de cadeiras, muitos bares e restaurantes e, à noite, a diversão fica por conta da música ao vivo. Com direito a muitas festas e luau, talvez não seja o local indicado para quem deseja um pouco mais de tranquilidade. Nos feriados a praia fica bem lotada.

3. Terceira Praia

As águas cristalinas formam um cenário ideal para o relax. A praia possui pedras que dificultam um pouco a caminhada. Quando a maré está baixa formam-se piscinas naturais e quando a maré fica alta, a faixa de areia some. Mas, há um caminho acima da praia onde é possível transitar sem problemas.

4. Quarta Praia

Conhecida também como Praia do Encanto, fica mais afastada da vila e seu acesso é mais complicado. Os turistas costumam chegar lá de táxi, bike ou charrete. Para quem curte longas caminhadas vale a pena o passeio. Deserta, tem pouco movimento e pouco comércio. Quando o mar recua na maré baixa, destacam-se alguns bancos de areia.

5. Praia de Gamboa

Para chegar ao pequeno povoado de Gamboa há duas alternativas: de barco ou uma caminhada por 40 minutos quando a maré baixar. A praia é linda e pouco procurada. A dica dos nativos é tomar banho de argila no meio do caminho para a praia e ficar com a pele bem hidratada. Apesar de não ser das mais badaladas, possui boa estrutura para quem quiser passar o dia por lá.

6. Passeios

De barco o turista percorre todas as ilhas do arquipélago de Tinharé com a duração de um dia inteiro. O trajeto passa por lindas praias e uma das atrações visitadas é o Convento de Santo Antônio. Entre julho e novembro é possível avistar baleias jubarte.

7. Forte

Construída em 1630, a Fortaleza de Tapirandú teve como função proteger o arquipélago das invasões estrangeiras. Atualmente se encontra em ruínas o que não impede de atrair visitantes que se reúnem para assistir ao espetacular pôr do sol.

8. Mirante da Tirolesa

São 320 metros de extensão e o final apoteótico é um mergulho no mar da Segunda Praia. Se você não curte aventuras radicais, mesmo assim suba o morro e aprecie as belíssimas praias. Neste mesmo morro está localizado o Farol.

Melhor época para visitar o Morro de São Paulo

Para quem gosta de agito, a alta temporada, no verão, é a ideal. Porém, o lugar fica mais cheio e mais disputado. A baixa estação é a época das chuvas (abril a junho), o movimento diminui, os preços caem e tudo fica mais tranquilo.

Clube Candeias

O maior clube de férias do mundo oferece aos associados mais de 30 unidades próprias espalhadas em diversas cidades brasileiras e uma rede integrada com mais de 500 mil opções em hospedagens pelo mundo todo.

Clique aqui e saiba mais.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?