Belezas magníficas para curtir nos Lençóis Paracuruenses – CE

O Ceará se destaca como um dos destinos mais procurados do Brasil em virtude da beleza de suas paisagens naturais, riqueza de suas manifestações culturais, isso sem contar com a sua população extremamente acolhedora. No entanto, para as pessoas que ainda têm dúvidas de que vale a pena visitar o estado nas próximas férias, há um motivo que vai convencê-las de uma vez por todas: conhecer os Lençóis Paracuruenses.

O local vem provocando grande interesse dos turistas por causa de sua semelhança com o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e, de fato, não há exagero algum nessa comparação. São mais de 20 quilômetros de litoral com praias, coqueirais, mata nativa, riachos, piscinas naturais, lagoas, dunas e um pôr do sol de tirar o fôlego.

O Parque das Dunas, uma área de preservação ambiental permanente, está situado no município de Paracuru. A formação dessa paisagem deslumbrante de lagoas em meio ao campo de dunas deve-se à acumulação da água da chuva somada à emersão do lençol freático.

Além disso, os ventos fortes da região fazem com que o cenário esteja sempre sendo alterado, oferecendo, assim, uma experiência exclusiva para cada visitante. Confira mais informações a seguir:

Quando ir

Como dito, o fenômeno de composição de piscinas naturais em meio às dunas depende da precipitação. Em períodos sem chuva, elas secam e desaparecem. Dessa forma, o melhor período para visitar os Lençóis Paracuruenses é entre os meses de julho a outubro.

Como chegar

Paracuru está situada a 85 quilômetros de distância da capital do estado. A rodovia CE-085 liga as duas cidades e o trecho entre elas é todo duplicado. Recomenda-se, portanto, partir de Fortaleza de carro ou de transporte público (saindo do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé).

As dunas ficam bem próximas do centro do município e qualquer morador da região saberá indicar o melhor caminho para chegar até elas.

Outras atrações

Para além do Parque das Dunas, Paracuru está repleta de atrações incríveis. As praias, por exemplo, são grandes destaques.

A Praia da Barra, local onde o mar e o Rio Curu se encontram, é um dos pontos mais buscados por banhistas. Muguba, a principal praia da cidade, abriga o farol listrado em vermelho e branco, que é um verdadeiro cartão postal.

Há também a Praia da Pedra Rachada, a 2 quilômetros do centro do município, no sentido capital. Mais deserta e com boa infraestrutura, ela é ideal para quem busca conforto e tranquilidade.

Se você deseja algo diferente, uma ótima pedida é fazer um passeio de quadriciclo na Lagoinha, um vilarejo entre Paracuru e Jericoacoara. Aliás, esse segundo paraíso cearense está bem próximo do local e estender o passeio até lá é mais do que recomendado.

Para acrescentar adrenalina na sua viagem, a dica é contratar um buggy para explorar um pouco mais das praias, mangues e outras belezas da região.

Clube Candeias

O Clube Candeias tem como missão proporcionar férias inesquecíveis a sua família, aliando qualidade e baixo custo. São muitas as vantagens oferecidas aos seus associados, entre elas uma rede integrada de hospedagem com mais de 500 mil opções espalhadas pelos 5 continentes.

Somado a isso, o Candeias possui mais de 30 unidades próprias em grandes destinos turísticos do Brasil, com estadias a preços imbatíveis. Na região nordeste, há uma unidade em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte.

O Candeias Village do Sol dispõe de inúmeros serviços e está localizado a 250 metros da linda Praia de Pirangi.Vale a pena conhecer!




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?