Blumenau é um excelente destino para curtir um final de semana

A bela cidade oferece rica combinação de eventos, gastronomia, cultura, arquitetura e atrações variadas.

Relaxar no final de semana é um evento que ganha o status de “sagrado” para muitas pessoas. Sejam sozinhas ou na companhia de familiares e/ou amigos, milhões de pessoas aguardam e planejam ansiosamente esse momento.

E muitas são as opções disponíveis para quem deseja se deslocar para outros lugares para curtir seus atrativos. Praias, locais históricos, eventos culturais, festas populares em cidades de pequeno, médio ou grande porte se desenham no imaginário das pessoas como seu próximo e inesquecível programa de final de semana.

Dentre essas possíveis escolhas está Blumenau, em Santa Catarina. Com uma ótima e rica combinação de eventos, gastronomia, cultura, arquitetura e atrações variadas, a bela cidade coloca-se como destino bastante valorizado pelos turistas, não somente para férias, como também para um fim de semana que pode ser inesquecível.

A Cidade

O município de Blumenau localiza-se no estado de Santa Catarina, na região sul do país. Faz parte da região metropolitana do Vale do Itajaí, sendo o terceiro mais populoso do estado. Seu fundador foi o químico e farmacêutico Hermann Bruto Otto Blumenau, ao qual deve seu nome.

A Oktoberfest

A história da Oktoberfest de Blumenau é, no mínimo, curiosa. Alguns diriam ser digna do roteiro de um filme. A primeira edição aconteceu no ano de 1984, um ano de triste lembrança para a cidade, pois foi nesse ano que a pior enchente da história do município aconteceu.

Como forma de levar um pouco de distração e reconstruir o ânimo dos moradores após tantas perdas e destruição, decidiu-se realizar o evento. 35 anos depois a Oktoberfest de Blumenau é a maior festa alemã das Américas e uma das três maiores Oktoberfest no mundo.

Atrações como a escolha da Rainha e o Concurso dos Tomadores de Chope em Metro são alguns dos pontos altos do evento que reuniu quase 600 mil pessoas no ano de 2018 com um consumo de mais de 630 mil litros de chope!

NATAL DE BLUMENAU

Cercado de tradições, lirismo e eventos, o Natal da cidade de Blumenau é iniciado com a entrega das chaves da cidade para o Papai Noel. Assim que o bom velhinho abre oficialmente a época festiva, vários outros eventos consecutivos são iniciados.

O “Magia do Natal” é realizado no Parque Vila Germânica e neste ano será realizada de 14 de Novembro a 30 de Dezembro. Contará com o acendimento das luzes na Vila de Natal.

Além dos dois eventos tradicionalíssimos, o Natal contará com oito desfiles temáticos, coreto cultural, Casa do Papai Noel, Mini Cidade de Neve, Espaço Gastronômico, Mercado de Natal, Passeio de Trenzinho, Parada de Natal. Haverá também oficinas culturais de pinturas de biscoitos e de guirlandas para Natal, além de roda gigante e carrossel para manter a magia para as crianças.

Parque Vila Germânica

Além de ser palco da Oktoberfest o Parque oferece a turistas e também aos moradores a tradicional culinária alemã proporcionada pelos ótimos restaurantes lá instalados.

Para rechear os álbuns de fotos das redes sociais é o local mais adequado, já que foi construído com o estilo arquitetônico alemão, o enxaimel.

Outros locais

Não só de Oktoberfest e Natal vive Blumenau. Há muitos monumentos históricos que podem enriquecer o final de semana do turista. O Castelinho XV de Novembro, o Teatro Carlos Gomes e a Catedral de São Paulo Apóstolo são bons exemplos.

Para os que buscam detalhes culturais para o fim de semana, há o Museu da Cerveja e o interessantíssimo Museu dos Hábitos e Costumes, que fala da veia europeia da cidade.

Isso sem falar nas Cervejarias tradicionais e do Spitzkopf, um mirante localizado em um morro que faz parte do Parque Nacional da Serra do Itajaí, que deixa os turistas boquiabertos com a vista.

Planeje seu fim de semana

Curtir o fim de semana viajando sempre requer boas acomodações para que, ao final do dia, as energias sejam renovadas e nos deixe prontos para o próximo!

Se estiver na região, visite as unidades do Clube Candeias em Florianóplis, Barra Velha e Piçarras e desfrute da qualidade proporcionada pelo maior clube de férias do mundo. Mesmo que você não esteja de férias, um bom fim de semana merece um ótimo descanso!

O Clube Candeias dispõe de diversas vantagens aos associados. Clique aqui e saiba mais.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?