Cachoeiras de águas cristalinas em Bueno Brandão – Embarque nessa aventura!

Aconchegante cidade do sul de Minas Gerais, Bueno Brandão se destaca pelo povo acolhedor, paisagens exuberantes e águas cristalinas!

O município está localizado na Serra da Mantiqueira, na divisa com o estado de São Paulo. Além de integrar o conhecido Circuito das Águas, ele faz parte de uma região antigamente denominada Campo Místico.

A fama turística de Bueno Brandão deriva de uma série de atrativos incríveis, que incluem picos, mirantes, fazendas produtoras de queijos, alambiques, vinícolas, cachoeiras e muito mais. As cachoeiras são uma atração à parte, pois a cidade possui mais de 30 catalogadas, e a maioria delas permite visitação e são de fácil acesso.

Por isso, o local é um destino perfeito para quem deseja passar dias relaxantes próximos à natureza, e também para os aventureiros de plantão que estão em busca de vivenciar esportes radicais como tirolesa, rafting e rapel, por exemplo.

Que tal programar uma viagem para a terra das cachoeiras? Confira algumas dicas:

Mirante do Cristo

O Mirante do Cristo fica bem no centro de Bueno Brandão e oferece ao turista uma vista maravilhosa da região de morros em que está imersa a pequena cidade.

Parque Natural Terra das Cachoeiras

Nascentes, rios, cachoeiras, trilhas para bike e para caminhada, mirante, jardim sensorial, redários e até um café-bar fazem do Parque um verdadeiro paraíso em meio à natureza. A principal cachoeira é a Malacacheta, uma queda de 25 metros de altura, que forma várias corredeiras e uma piscina natural deliciosa para banho.

Cachoeira dos Félix

A Cachoeira dos Félix está situada a sete quilômetros de Bueno Brandão, na estrada que liga o município a Socorro, e é uma das atrações mais famosas da região. Sua queda soma 40 metros de altura e muitas piscinas naturais (algumas em meio à mata).

Ela agrada a turistas de todos os gostos: tanto aos que querem sossego e relaxamento, quanto aos aventureiros. Para a galera que curte esportes radicais, uma boa pedida é aproveitar para praticar Cascading (um tipo de rapel feito em cascatas ou cachoeiras).

Cachoeira dos Luís

Outra cachoeira imperdível de Bueno Brandão é a dos Luís, com cerca de 30 metros de altura. Ela é formada por duas quedas paralelas envoltas por vegetação, que criam poços pequenos e translúcidos para banho.

A trilha que dá acesso a ela é considerada de nível fácil. Os visitantes também dispõem de uma ótima infraestrutura para lazer, diversão e aventura, com boia-cross, cascading, tirolesa e arborismo.

Cachoeiras do Machado I e II

A Cachoeira do Machado I, também chamada de “Pedacim du Céu”, tem uma queda de 20 metros, com grande volume de água e infraestrutura turística. A estrada que dá acesso é boa, sendo possível fazê-la com qualquer carro.

A Cachoeira do Machado II, por sua vez, está localizada a aproximadamente um quilômetro à frente da do Machado I. Ela tem impressionantes 72 metros de altura, no entanto, o seu volume de água costuma não ser muito forte. Deliciosa para banho e com uma vista deslumbrante!

Bueno Brandão também contabiliza vários picos, sendo que o maior deles, o Pico das Torres, está a 1800 metros acima do nível do mar. Tanto ele, quanto os outros picos, exigem um bom preparo físico para quem deseja chegar até eles por caminhada (trilhas) ou a contratação de um passeio guia. Há, igualmente, necessidade de visitas guiadas para conhecer cachoeiras mais selvagens e pouco exploradas, tais como a Cascavel (I e II), a dos Ciganos, a Sertãozinho, entre outras.

Hospedagem de qualidade

Clube Candeias, maior clube de férias do mundo, além de dispor mais de 30 unidades próprias nos principais pontos turísticos do Brasil, oferece aos seus associados uma rede integrada de hospedagem com mais de 500 mil opções, espalhadas pelos cinco continentes.

Clique aqui para saber mais.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?