Causas mais frequentes de atrasos em voos

Viajar de avião é uma alternativa para quem deseja se deslocar entre locais com grande distância em menor quantidade de tempo. No entanto, um contratempo pode complicar a viagem: atraso no voo. Geralmente as companhias aéreas não entram em detalhes das reais causas desses atrasos, o que pode acabar provocando muitas dúvidas nos passageiros. Se você é uma dessas pessoas que deseja saber quais os principais motivos para que um voo atrase, esse texto traz as respostas que você precisa!

Condições meteorológicas

Um dos motivos mais recorrentes para atraso em voos são as condições meteorológicas. Ou seja, quando chove em grande quantidade, quando o vento está muito forte, quando há névoa, entre outras ocorrências climáticas. São as chamadas causas naturais. Essas condições afetam toda a malha aérea e prejudicam as condições de voo. Nesse caso, não há o que fazer a não ser esperar que aconteça uma melhora.

Atraso de passageiros

Nem sempre o atraso de um voo é causado por condições climáticas ou por erro das companhias aéreas. Passageiros que embarcam fora do horário causam muitos transtornos. Quem nunca foi ao aeroporto e ouviu no sistema de som ser chamado um passageiro com o aviso de "última chamada"? Isso acontece porque a companhia precisa que todos os passageiros com bagagem despachada embarquem no voo. Caso não compareça, a bagagem deve ser retirada. Há também questões como o comportamento dentro do voo que podem influenciar na decolagem e na liberação da saída da aeronave.

Ainda há os casos das conexões, onde passageiros que estão em uma aeronave precisam esperar a entrada de outros passageiros, e isso pode, em algumas situações, provocar atrasos na nova decolagem.

Manutenções

Aviões são bastante seguros, e até mesmo por isso precisam de manutenção constante. Em determinadas situações, essa manutenção pode ocorrer sem prévia programação. Se a aeronave apresentar algum problema, por menor que seja, precisará passar por reparos antes de voltar às atividades normais. Como a maioria das empresas não tem aviões reservas, atrasos ocorrem.

Problemas estruturais

Muitos aeroportos no Brasil não possuem estrutura para o funcionamento eficiente dos pousos e decolagens dos aviões. Há situações em que aviões precisam esperar espaços para estacionar ou para taxiar, por exemplo. E como cada vez mais aumenta o número de voos, o excesso de tráfego aéreo vem se tornando uma questão constante e provocadora de atrasos.

O que fazer caso o voo atrase?

Em casos de atraso superior a 2 horas você terá direito a telefonemas e a um voucher para alimentação. Se o atraso for superior a 4 horas ou o voo for cancelado, você pode solicitar uma opção de acomodação. É também direito do passageiro o reembolso integral da passagem, incluindo a taxa de embarque; embarque no próximo voo de mesmo destino ou até mesmo a remarcação do voo para data e horário definido pelo passageiro, sem custo adicional.

Uma das maneiras mais eficientes para viajar é se associando ao Clube Candeias.

Por meio dos serviços do maior clube de turismo programado do Brasil você poderá fazer a sua reserva para as mais de 500 mil opções de hospedagem espalhadas pelo mundo, tendo direito a descontos, atendimento eficiente e a participação em um Programa de Recompensas especial. Não perca essa oportunidade!




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?